Do ponto de vista médico, a dependência química e o alcoolismo são vistos como doenças crônicas. No entanto, há tratamentos eficazes para homens que enfrentam esse problema.
Como bem sabemos, há diversos aspectos socioeconômicos e comportamentais atrelados ao uso excessivo de drogas ou de bebidas alcoólicas. E, ainda que o organismo tenda a desenvolver tolerância, o viciado consome quantidades cada vez maiores.
Com isso, afeta não somente as próprias atitudes mas também a saúde. Além do mais, a família ao seu redor sofre muito com as consequências da compulsão. Seja quando está sob efeito da substância ou em crises de abstinência, surgem traços de violência e alucinações graves.
Se você passa por essa dificuldade ou conhece alguém que está enfrentando o transtorno, continue acompanhando este artigo até o final. Aqui você conhecerá um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupo Clínica de Recuperação.
O dependente considera a substância na qual é viciado mais necessária até mesmo do que os alimentos que consome. Para conseguir usufruir da sensação novamente, ele não se importa em colocar a própria segurança ou a dos entes queridos em risco.
Contudo, há diversos tipos de tratamentos que podem ser usados como estratégia para superar a dependência. Uma vez consciente de que precisa de ajuda, ele pode optar por um processo de cura e reintegração.
É claro que há, ainda, situações que demandam de internação compulsória. De qualquer maneira, o importante é iniciar o tratamento o quanto antes.
Veja algumas das opções e métodos mais eficientes atualmente:
Nessa metodologia, o dependente é orientado bem como a sua família. Assim, ambos conseguem analisar o vício como uma doença, tratando o paciente com respeito e carinho. Esse tipo de intervenção é importantíssima para que o homem se sinta motivado e persista no tratamento.
Também é possível realizar a internação em pronto socorro, ou seja, de maneira repentina quando isso se faz necessário. O prazo para esse tipo de tratamento é de somente 24 horas tendo em vista conter crises de abstinência ou intoxicações. Durante o período, recomenda-se analisar a possibilidade de um tratamento mais prolongado e não somente de emergência para que o quadro não se repita.
O paciente que é internado em clínica ou comunidade terapêutica recebe o amparo de uma equipe multidisciplinar por semanas ou até meses. Embora seja um tratamento prolongado, ele é o ideal para o público masculino e as chances de reincidência reduzem significativamente.
Cada caso tem as suas particularidades. Diversos critérios devem ajudar na escolha do tratamento adequado, incluindo:
Inclusive, é interessante combinar diferentes alternativas de cura para dependentes e alcoólatras, pois elas podem se auto complementar.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a equipe do Grupo Clínica de Recuperação ou solicite um orçamento!
Fonte: https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/tratamentos-de-dependencia-para-homens/