MENU

14/09/2020 às 23h07min - Atualizada em 14/09/2020 às 23h07min

TRATAMENTOS DE DEPENDÊNCIA PARA HOMENS

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/tratamentos-de-dependencia-para-homens/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/tratamentos-de-dependencia-para-homens/


Do ponto de vista médico, a dependência química e o alcoolismo são vistos como doenças crônicas. No entanto, há tratamentos eficazes para homens que enfrentam esse problema.

Como bem sabemos, há diversos aspectos socioeconômicos e comportamentais atrelados ao uso excessivo de drogas ou de bebidas alcoólicas. E, ainda que o organismo tenda a desenvolver tolerância, o viciado consome quantidades cada vez maiores.

Com isso, afeta não somente as próprias atitudes mas também a saúde. Além do mais, a família ao seu redor sofre muito com as consequências da compulsão. Seja quando está sob efeito da substância ou em crises de abstinência, surgem traços de violência e alucinações graves.

Se você passa por essa dificuldade ou conhece alguém que está enfrentando o transtorno, continue acompanhando este artigo até o final. Aqui você conhecerá um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupo Clínica de Recuperação.

Tipos de tratamentos de dependência para homens

O dependente considera a substância na qual é viciado mais necessária até mesmo do que os alimentos que consome. Para conseguir usufruir da sensação novamente, ele não se importa em colocar a própria segurança ou a dos entes queridos em risco.

Contudo, há diversos tipos de tratamentos que podem ser usados como estratégia para superar a dependência. Uma vez consciente de que precisa de ajuda, ele pode optar por um processo de cura e reintegração.

É claro que há, ainda, situações que demandam de internação compulsória. De qualquer maneira, o importante é iniciar o tratamento o quanto antes.

Veja algumas das opções e métodos mais eficientes atualmente:

  • Orientação com terapia familiar

Nessa metodologia, o dependente é orientado bem como a sua família. Assim, ambos conseguem analisar o vício como uma doença, tratando o paciente com respeito e carinho. Esse tipo de intervenção é importantíssima para que o homem se sinta motivado e persista no tratamento.

  • Internação de emergência

Também é possível realizar a internação em pronto socorro, ou seja, de maneira repentina quando isso se faz necessário. O prazo para esse tipo de tratamento é de somente 24 horas tendo em vista conter crises de abstinência ou intoxicações. Durante o período, recomenda-se analisar a possibilidade de um tratamento mais prolongado e não somente de emergência para que o quadro não se repita.

  • Internação em comunidades terapêuticas

O paciente que é internado em clínica ou comunidade terapêutica recebe o amparo de uma equipe multidisciplinar por semanas ou até meses. Embora seja um tratamento prolongado, ele é o ideal para o público masculino e as chances de reincidência reduzem significativamente.

Mas afinal, qual tratamento escolher?

Cada caso tem as suas particularidades. Diversos critérios devem ajudar na escolha do tratamento adequado, incluindo:

  • Frequência no uso da substância;
  • Questões de cunho genético;
  • Condições de saúde do paciente;
  • Problemas psicológicos;
  • Influências psicossociais;
  • Entre outros.

Inclusive, é interessante combinar diferentes alternativas de cura para dependentes e alcoólatras, pois elas podem se auto complementar.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a equipe do Grupo Clínica de Recuperação ou solicite um orçamento!

Fonte: https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/tratamentos-de-dependencia-para-homens/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
9.4%
90.6%
Podemos Ajudar?