MENU

28/10/2020 às 22h20min - Atualizada em 28/10/2020 às 22h20min

Como posso ajudar um amigo dependente químico?

Recuperação em clínicas

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br/
portalderecuperacao.com.br/


Muitas pessoas percebem quando alguém próximo está enfrentando problemas com drogas. No entanto, ficam em dúvida sobre como podem ajudar o amigo dependente químico.

Os sintomas da dependência costumam ficar bem claros ao longo do tempo. A pessoa tem cada vez mais dificuldades em lidar com a abstinência e acaba entrando em um ciclo vicioso progressivamente perigoso.

Isso faz com que ela consuma cada vez mais drogas. Além disso, tenha dificuldades reconhecer que precisa superar o problema, mesmo quando familiares e amigos fazem alertas sobre a gravidade da situação.

Se você conhece alguém do seu convívio que usa drogas e precisa de tratamento, essa publicação pode ajudar você a tomar medidas para ampará-lo. Continue acompanhando e saiba como ajudar um amigo dependente químico.

 

Quais os sintomas da dependência química?

Antes mesmo de ajudar o amigo com dependência química, é importante que você saiba ao menos informações básicas sobre essa doença. Afinal, não basta incentivá-lo a ter força de vontade para se curar.

O vício é uma doença catalogada e que demanda de acompanhamento médico para que seja mantida sob controle. Esse deve ser o principal alerta dado ao dependente químico, principalmente quando ele apresenta os seguintes sintomas:

  • Abandono de compromissos importantes ou corriqueiros devido ao uso de drogas;

  • Descuido com a higiene e com a aparência;

  • Rompimento de amizades e ciclos sociais que eram valorizados anteriormente;

  • Muita ansiedade e irritabilidade quando não consome a substância;

  • Desequilíbrio emocional;

  • Desenvolvimento de tolerância, ou seja, da demanda por quantidades cada vez maiores da droga;

  • Mudanças nos hábitos de sono e apetite;

  • Problemas financeiros para continuar mantendo o consumo da droga;

  • Dificuldades respiratórias, no sistema gastrointestinal ou outras sequelas físicas decorrentes das lesões provocadas pela drogadição.

 

Como posso ajudar um amigo dependente químico

Para convencer um amigo dependente químico de que ele precisa de ajuda para tratar o vício, o diálogo é a melhor saída. E de nada adianta fazer isso quando ele estiver sob efeito da droga.

Por isso, primeiramente escolha um momento tranquilo, preferencialmente a sós e com privacidade, para conversar sobre a situação. É muito importante ter empatia e não julgar as atitudes do usuário. A conversa será melhor proveitosa se for conduzida de um jeito amigável.

Se o diálogo for aberto e livre de preconceitos, as chances de você ser ouvido e de o dependente se conscientizar é maior. Contudo, não espere que isso acontecerá de uma vez só. Os efeitos da droga no corpo e na mente da pessoa tendem a fazer com que ela perca o discernimento sobre o certo e o errado.

Sendo assim, seja persistente. Pesquise sobre o assunto e encontre argumentos que deixem bem claros os danos que a substância utilizada pelo seu amigo é capaz de causar. Também foque nos benefícios que ele poderá usufruir se abandonar esse vício.

Por fim, recomende que ele procure por ajuda profissional. Você pode, aliás, acompanhar o seu amigo dependente químico em uma consulta. Há inúmeros clínicas especializadas que atendem com discrição e que estão de portas abertas para orientar o tratamento.

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?