MENU

28/10/2020 às 22h29min - Atualizada em 28/10/2020 às 22h29min

Natação e seus benefícios a saúde mental

Desintoxicação física com esportes

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br/
portalderecuperacao.com.br/


Quando observamos que inúmeras clínicas de reabilitação para alcoólatras, dependentes químicos e portadores de outras doenças mentais têm piscina, surge a dúvida: qual a relação entre a natação e o tratamento? Quais os benefícios dessa atividade para a saúde mental?

Afinal, engana-se quem pensa que a piscina é apenas um sinal de status para encarecer o preço da estadia na clínica ou comunidade terapêutica. Muito menos um simples hobby na rotina do paciente.

De fato, a natação está relacionada a diversos benefícios para a saúde. Ela tende a minimizar a ansiedade, o estresse e contribui para a recuperação dos pacientes que estão vivendo esse momento tão delicado da internação. Essas vantagens se dão tanto no âmbito mental como físico e até mesmo na sociabilidade.

Há, obviamente, quem nade apenas como um passatempo ou lazer. No entanto, a lista abaixo vai ajudar você a identificar como a natação é importante para a saúde mental de indivíduos em processo de desintoxicação e reabilitação. Confira!
 

1. Redução do estresse

Especialistas médicos e educadores físicos consideram a natação uma excelente atividade para reduzir o estresse. Esse é um exercício relaxante que melhora o fornecimento de oxigênio para as mais diversas partes do corpo, promovendo sensação de bem estar e tranquilidade.


2. Aumento da autoestima

O aumento da capacidade física, cardiorrespiratória e até mesmo a perda de peso decorrente da prática da natação são fatores que impactam na autoestima do paciente. Ele se sente mais capaz e autoconfiante, o que ajuda na consolidação dos esforços da reabilitação.

 

3. Aceleração dos resultados do tratamento

Os benefícios da natação para a saúde mental e física do paciente também contribuem para acelerar os resultados do tratamento, diminuindo o tempo necessário de internação. Isso se dá, em grande parte, à melhoria da velocidade metabólica. O corpo consegue eliminar a droga ou o álcool com mais facilidade do organismo quando o metabolismo está acelerado, algo que conhecemos popularmente como “efeito detox”.
 

4. Aumento da capacidade cerebral

Há estudos que indicam que a natação aumenta a produção de células cerebrais. Esse é um efeito estratégico para quem quer se livrar do vício e conseguir viver uma vida mais plena, sem a muleta do uso de substâncias entorpecentes.

Os praticantes da natação relatam que conseguem observar um aumento significativo na sua capacidade de concentração. Nadar é ótimo para a saúde em todos os sentidos.

 

5. Efeito antidepressivo

Outro benefício para a saúde mental da natação é o seu efeito natural antidepressivo. Ainda mais quando as aulas são em grupo, o paciente sente-se melhor e é contemplado com um senso de realização.

Isso se deve tanto ao prazer da prática esportiva como também à produção de endorfinas que ela desencadeia. Neurotransmissores, como a serotonina, são liberados e fazem o paciente se sentir mais feliz

 

6. Aumento da energia e disposição

Quem passa por um processo de reabilitação, normalmente se sente cansado pela pressão psicológica e física. Mas a natação melhora a disposição e a energia, auxiliando na motivação para continuar com o tratamento.
 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Comentários »
Podemos Ajudar?