De acordo com o CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – a prevalência de problemas relativos ao abuso de bebidas alcoólicas depois dos 60 anos tem sido preocupante. Ainda mais quando consideramos que nessa faixa etária há outras complicações fisiológicas típicas do envelhecimento que fazem com que os efeitos da substância sejam mais intensos.
Dentre as causas que levam ao desenvolvimento da dependência alcoólica na velhice, geralmente estão transtornos como a ansiedade e a depressão. A bebida acaba se tornando uma companhia, em especial para idosos que vivem isolados ou que se sentem solitários.
Ao se perceber que o consumo de bebidas está extrapolando a normalidade, é fundamental procurar por orientação profissional. Além de clínicas voltadas ao atendimento especializado de idosos, também há outras atividades que podem ser incluídas no dia a dia.
As atividades físicas para idosos alcoólatras, por exemplo, ajudam a liberar endorfinas e neurotransmissores que causam sensação de bem estar, mas sem gerarem os efeitos colaterais da bebida. Veja alguns exemplos a seguir!
Devido à fragilidade nas articulações, as atividades na água são extremamente indicadas para a terceira idade. Elas permitem movimentar o corpo todo, mas sem impactos severos nos ossos e ligamentos.
Além de melhorar a flexibilidade, a hidroginástica também ajuda o sistema respiratório e a saúde do coração. Com isso, o idoso pode aliviar o estresse e estar mais disposto à desintoxicação.
A dança, principalmente nas modalidades em duplas ou em grupos, é uma das atividades físicas para idosos alcoólatras que mais pode ajudar na ressocialização. Ao interagir com outras pessoas, é possível trabalhar aspectos psicológicos e a sociabilidade.
Além, é claro, de todos os impactos positivos que a dança tem para a saúde física. Com música, muitas pessoas sequer percebem que estão, na verdade, se exercitando.
O hábito de caminhar é bom para todas as idades. Porém, entre os idosos, essa é uma prática indispensável para evitar a atrofia muscular.
Uma boa caminhada diária ajuda a melhorar o potencial aeróbico, além de liberar substâncias no organismo que trazem sensação de bem estar. Caminhar na esteira também vale, mas ao ar livre a atividade se torna ainda mais prazerosa.
Na terceira idade, há um enfraquecimento do sistema muscular, também chamado sarcopenia. Por isso, a musculação também é indicada para os idosos.
Contudo, é claro que o ritmo e o peso envolvido é muito mais leve. De qualquer forma, é possível evoluir aos poucos e fortalecer cada vez mais a musculatura.
Atividades que envolvem alongamento e relaxamento são muito importantes para idosos que tem problema com bebidas. Esses são exercícios que trabalham o corpo e a mente, permitindo adquirir mais consciência sobre as suas limitações.
Além do alongamento convencional, recomenda-se a prática de outras modalidades do mesmo gênero, tais como tai chi chuan, yoga e pilates.