MENU

22/09/2020 às 23h25min - Atualizada em 22/09/2020 às 23h25min

Clínica de Tratamento de Alcoolismo familiar

Grupo Reconduzir - Fernando
https://gruporeconduzir.com.br/clinica-de-tratamento-de-alcoolismo-familiar/
https://gruporeconduzir.com.br/clinica-de-tratamento-de-alcoolismo-familiar/


Já é amplamente propagada a importância do papel da família na recuperação de alcoólatras. Contudo, para que o envolvimento dos entes queridos seja possível, optar por uma clínica de tratamento de alcoolismo familiar é a alternativa mais indicada.

Muitas vezes, o tratamento do dependente precisa ser realizado em outra cidade. Contar com a opção de acomodações para o acompanhante é um diferencial.

Além do mais, a despeito de o familiar permanecer no mesmo espaço físico do paciente ou não, a sua presença em eventuais terapias é importantíssima para a plena adesão ao tratamento. Por isso, sempre considere as metodologias adotadas pela instituição para ter certeza da eficiência dos resultados e da superação das dificuldades do usuário.

Nos tópicos a seguir, vamos abordar como funcionam os procedimentos multidisciplinares de clínicas familiares de reabilitação. Não deixe de conferir!

 
 

Como a clínica de tratamento de alcoolismo familiar funciona?

 

Antes mesmo de o tratamento propriamente dito começar, recomenda-se um diagnóstico preciso que é realizado por diversos profissionais. Entre eles estão médicos clínicos gerais, psiquiatras e psicólogos.

Uma vez determinadas as origens do alcoolismo particulares a cada indivíduo, é traçada uma estratégia de desintoxicação e de recuperação do paciente. O grau de dependência é fator primordial para que a intervenção seja realizada de maneira vitoriosa.

Mas um vez, os procedimentos são efetuados por uma equipe de profissionais de áreas complementares. São terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutrólogos e enfermeiros, entre outros especialistas capacitados para tratar a doença adequadamente.

As duas abordagens mais encontradas em estabelecimentos que são classificados como clínica de tratamento de alcoolismo familiar, estão:

  • Terapia cognitiva e comportamental: ela pode ser feita com o cônjuge ou familiar mais próximo envolvido no processo de restauração das capacidades físicas e mentais do paciente. A abordagem visa inibir comportamentos prejudiciais que servem como gatilho para o consumo de álcool, além de otimizar a comunicação e os laços afetivos dos participantes.
  • Terapia sistêmica: ela é realizada na perspectiva da família enquanto um sistema onde todos os integrantes são interdependentes. Assim, podem ser intermediados conflitos e promovidas mudanças que beneficiam todo o núcleo familiar e não somente o alcoólatra.

Vale lembrar que a abstinência é o objetivo principal de todo e qualquer tratamento de alcoolismo. No entanto, a recuperação orientada por especialistas contribui para transformações profundas que vão além do aspecto clínico e impactam positivamente o dia a dia do dependente e dos seus familiares.

 

Como superar a codependência?

 

Um fenômeno que se manifesta com frequência em famílias em que há um dependente de álcool é a codependência. Essa condição caracteriza-se pela relação disfuncional entre os familiares e o paciente.

As conexões emocionais acabam se tornando prejudiciais para ambas as partes, pois o comportamento patológico é intensificado pela falta de limites e por atitudes muito permissivas ou demasiadamente controladoras.

Para superar a codependência é necessário trabalhar os complicadores comportamentais que levam ao problema. Novamente, percebemos a relevância que tem a abordagem da clínica de tratamento de alcoolismo familiar.

Saiba mais sobre essa metodologia entrando em contato com a equipe técnica da Clínica Reconduzir.

Fonte: https://gruporeconduzir.com.br/clinica-de-tratamento-de-alcoolismo-familiar/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?