MENU

12/10/2020 às 10h31min - Atualizada em 12/10/2020 às 10h31min

Qual a lei da internação compulsória em 2020?

Como Proceder

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br/
portalderecuperacao.com.br/


A internação compulsória é um tema controverso e que gera muitas dúvidas. Muitas pessoas se questionam sobre como essa modalidade de remoção de dependentes químicos funciona e em que momento ela deve ser solicitada. Hoje veremos o status da lei em 2020.

Antes de mais nada, é imprescindível destacar que esse tipo de internação é viável e se aplica em alguns casos específicos. Ela está prevista pelos parâmetros da Lei 10.216/2001 que se refere a pacientes acometidos por transtornos mentais.

Entretanto, a internação feita de maneira compulsória deve ser a exceção, e não a regra. Essa abordagem é indicada para casos mais graves, em que o viciado tem resistência tanto à ajuda da família como de profissionais de saúde.

Se o dependente químico não puder ser persuadido a aceitar o tratamento e continuar representando um perigo para si mesmo e para terceiros, a internação compulsória pode ser uma solução.

 

Diferenças entre a internação compulsória e involuntária

Recentemente, a legislação a respeito da internação de dependentes químicos passou por revisões. A orientação prevê 3 tipos de internação em instituições psiquiátricas ou de recuperação:

  • Internação voluntária: na qual o paciente solicita a internação;

  • Internação involuntária: na qual um familiar ou responsável solicita a internação do paciente;

  • Internação compulsória: na qual há uma determinação da justiça para que o paciente seja internado, ou seja, uma intervenção estatal.

Independentemente de qual for o tipo que se aplica a cada caso, é indispensável uma avaliação médica. Além disso, é claro que as modalidades involuntária e compulsória são mais burocráticas.

 

Mudanças na legislação

No ano de 2019, o presidente da república sancionou uma lei que foi aprovada pelo Congresso, autorizando a internação involuntária sem a demanda de uma autorização judicial. Seu propósito foi fortalecer clínicas e comunidades terapêuticas, em especial as que são ligadas a organizações de cunho religioso.

Além disso, foi sancionada a Lei 13.840 de 2019, a qual autoriza a internação compulsória, também com maior flexibilidade diante da necessidade de autorização judicial.

Não havendo a solicitação de um familiar ou responsável pelo dependente químico, qualquer servidor da área da saúde, assistentes sociais ou integrantes do SISNAD (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas) podem fazê-lo.

De acordo com o a lei, as clínicas e comunidades terapêuticas servem como uma etapa de transição para a reinserção econômica e social do paciente. A permanência do indivíduo na instituição também deve ficar restrita ao prazo máximo de 90 dias.

 

Quando solicitar internação compulsória

A internação compulsória, assim como as outras modalidades, é recomendada quando o tratamento extra-hospitalar se mostrar ineficaz ou insuficiente para a recuperação do dependente químico.

Seja para sanar dúvidas ou para ter certeza de que esse é o tipo de internação mais indicado para o caso de um parente ou amigo próximo, é importante agendar uma conversa prévia com uma instituição de confiança. Os profissionais desse tipo de estabelecimento estão preparados para responder aos seus questionamentos e fazer as devidas orientações se a internação compulsória ou involuntária for, de fato, a única solução.
 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?