A petição de internação compulsória de dependentes químicos pode se configurar como um processo doloroso para os familiares que precisam fazê-lo. Não é fácil ver uma pessoa querida envolvida na dependência química. A necessidade de internação para aquele que mais ama é algo que coloca em dúvida se a própria ação está sendo correta ou não. Lidar com o próprio julgamento pode ser cruel.
Mas, só quem convive com um familiar dependente químico sabe o quão desgastante e sofredor é a rotina. Todos a volta do dependente sofrem junto com ele. E em muitos casos a internação compulsória é a única saída para tratamento e solução do caso. Nas próximas linhas você encontrará algumas orientações de como proceder para solicitar a petição de internação compulsória.
Antes de saber como proceder para realizar a petição de internação compulsória de dependentes químicos é necessário saber o que é a Internação compulsória. Esse conhecimento é fundamental para atestar se de fato você precisa realizar o procedimento ou não. Pois pode ser que apenas uma internação involuntária com a ajuda de uma clínica de reabilitação pode ser o suficiente.
A Internação compulsória é o tipo de tratamento solicitado junto aos órgãos judiciais para liberar a Internação em clínicas de reabilitação, asilos psiquiátricos, enfermarias, contra a própria vontade do indivíduo. O meio é utilizado quando o dependente está colocando sua própria vida e a de outros em risco. Esse tipo de internação é garantido pela lei 13.840/19 sancionada no ano de 2019.
Para efetuar a petição de Internação compulsória de dependentes químicos o familiar precisa confirmar que, de fato, o procedimento é necessário. A principal prerrogativa é a presença de riscos de vida para o próprio individuo e para outros que o cercam. Caso seja verificado esse fato, o familiar precisa procurar ajuda médica e debater sobre o caso.
O ideal é que o paciente concorde em se submeter ao tratamento. Porém, muitas vezes isso não acontece. Nesses casos, o que resta é solicitar a Internação contra a vontade do indivíduo. É fundamental que a família ouça com atenção as recomendações do médico. Um profissional de fora da situação poderá enxergar pontos que a própria família pode não estar conseguindo enxergar.
Para realizar a petição de internação compulsória de dependentes químicos o familiar precisa procurar uma clínica de recuperação e conversar com a equipe médica. O médico do local é quem fará a petição junto a justiça. Mas antes disso, o médico fará toda uma avaliação para verificar se realmente há a necessidade de internação compulsória. Caso confirme, o médico fará a solicitação com a autorização do familiar.
Geralmente, a psiquiatria é a especialidade médica responsável por realizar tal procedimento. Através de uma conversa longa e profunda com a família ele atestará a real necessidade. É importante que a família seja a mais sincera possível na informação do caso. A avaliação de risco do comportamento do sujeito é muito subjetiva. Opiniões da família e médico podem se divergir. É fundamental que ambos trabalhem juntos.