MENU

22/11/2020 às 23h24min - Atualizada em 22/11/2020 às 23h24min

Petição da internação compulsória de dependentes químicos

Procedimentos Legais

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


A petição de internação compulsória de dependentes químicos pode se configurar como um processo doloroso para os familiares que precisam fazê-lo. Não é fácil ver uma pessoa querida envolvida na dependência química. A necessidade de internação para aquele que mais ama é algo que coloca em dúvida se a própria ação está sendo correta ou não. Lidar com o próprio julgamento pode ser cruel.

Mas, só quem convive com um familiar dependente químico sabe o quão desgastante e sofredor é a rotina. Todos a volta do dependente sofrem junto com ele. E em muitos casos a internação compulsória é a única saída para tratamento e solução do caso. Nas próximas linhas você encontrará algumas orientações de como proceder para solicitar a petição de internação compulsória. 

O que é internação compulsória?

Antes de saber como proceder para realizar a petição de internação compulsória de dependentes químicos é necessário saber o que é a Internação compulsória. Esse conhecimento é fundamental para atestar se de fato você precisa realizar o procedimento ou não. Pois pode ser que apenas uma internação involuntária com a ajuda de uma clínica de reabilitação pode ser o suficiente. 

A Internação compulsória é o tipo de tratamento solicitado junto aos órgãos judiciais para liberar a Internação em clínicas de reabilitação, asilos psiquiátricos, enfermarias, contra a própria vontade do indivíduo. O meio é utilizado quando o dependente está colocando sua própria vida e a de outros em risco. Esse tipo de internação é garantido pela lei 13.840/19 sancionada no ano de 2019. 

O que precisa para solicitar a internação compulsória?

Para efetuar a petição de Internação compulsória de dependentes químicos o familiar precisa confirmar que, de fato, o procedimento é necessário. A principal prerrogativa é a presença de riscos de vida para o próprio individuo e para outros que o cercam. Caso seja verificado esse fato, o familiar precisa procurar ajuda médica e debater sobre o caso. 

O ideal é que o paciente concorde em se submeter ao tratamento. Porém, muitas vezes isso não acontece. Nesses casos, o que resta é solicitar a Internação contra a vontade do indivíduo. É fundamental que a família ouça com atenção as recomendações do médico. Um profissional de fora da situação poderá enxergar pontos que a própria família pode não estar conseguindo enxergar. 

Quem pode solicitar a internação compulsória? 

Para realizar a petição de internação compulsória de dependentes químicos o familiar precisa procurar uma clínica de recuperação e conversar com a equipe médica. O médico do local é quem fará a petição junto a justiça. Mas antes disso, o médico fará toda uma avaliação para verificar se realmente há a necessidade de internação compulsória. Caso confirme, o médico fará a solicitação com a autorização do familiar.

Geralmente, a psiquiatria é a especialidade médica responsável por realizar tal procedimento. Através de uma conversa longa e profunda com a família ele atestará a real necessidade. É importante que a família seja a mais sincera possível na informação do caso. A avaliação de risco do comportamento do sujeito é muito subjetiva. Opiniões da família e médico podem se divergir. É fundamental que ambos trabalhem juntos. 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?