MENU

22/09/2020 às 23h20min - Atualizada em 22/09/2020 às 23h20min

5 Dicas Para Se Manter Sóbrio no Pós-Tratamento De Alcoolismo

Grupo Reconduzir - Fernando
https://gruporeconduzir.com.br/pos-tratamento-de-alcoolismo/
https://gruporeconduzir.com.br/pos-tratamento-de-alcoolismo/


O alcoolismo é considerado uma doença com contornos debilitantes, seja por afetar o dependente ou as pessoas que o circundam. Felizmente, as clínicas de reabilitação fazem um excelente trabalho e conseguem ajudar no controle da situação. Mas você sabe como é o pós-tratamento de alcoolismo?

Depois de largar o álcool, o que por si só já é um tremendo desafio, vem mais uma etapa fundamental que é manter-se sóbrio. Recaídas fazem parte do processo, lamentavelmente. Mas com alguns cuidados elas podem ser evitadas.

Nesta publicação estarão algumas dicas sobre atitudes benéficas para o pós-tratamento de alcoolismo que você precisa conhecer. Assim, melhores escolhas serão tomadas e a continuidade da abstinência pode se tornar mais responsável. Quer ver só?

 
 

Dica #1: Seja transparente sobre a sua sobriedade

Os amigos e familiares precisam estar cientes da sua sobriedade. E não existe uma maneira mais efetiva de isso ocorrer do que ouvindo a respeito dela. Conte aos mais próximos sobre essa importante fase da sua recuperação.

Ter transparência sobre a situação pode parecer constrangedor em um primeiro momento. Mas tenha certeza de que isso deixará você mais confiante e confortável com o passar do tempo. Inclusive, tende a inspirar outras pessoas positivamente.

Dica #2: Escolha amizades e relacionamentos responsáveis

A escolha de suas companhias na fase pós tratamento de alcoolismo merece atenção. Por um lado, você poderá compartilhar suas dificuldades e conquistas com pessoas que estarão cientes do seu quadro e ajudem com a reabilitação. Além disso, também evitará más influências que fomentem uma recaída.

Dica #3: Não se coloque em situações tentadoras

Elimine as tentações do dia a dia que despertem a vontade de beber. Remova as garrafas de bebidas de casa e procure evitar frequentar bares, casas noturnas ou outros estabelecimentos em que a venda de bebidas alcoólicas é prioridade.

Independentemente de estar sozinho ou acompanhado, os ambientes com álcool tendem a ser problemáticos. Ao se privar deles, você está fortalecendo a sua sobriedade.

Dica #4: Não se isole dos demais

Apesar dos cuidados mencionados no tópico anterior, preste atenção para não se tornar uma pessoa isolada e solitária. É muito reconfortante sentir-se conectado com outras pessoas e saber que pode contar com alguém nos momentos mais difíceis.

Dica #5: Mantenha uma lista do que você tem a ganhar (ou a perder)

Um dos métodos indicados pelos terapeutas e demais profissionais que atendem em clínicas de recuperação de alcoólatras e dependentes químicos é que os pacientes mantenham em mente quais são os ganhos com a sobriedade. Por um outro ponto de vista pode ser feita a listagem das perdas decorrentes do alcoolismo.

Quando você relembra de forma recorrente o que está arriscando com o vício, consegue se manter mais motivado(a) a continuar livre do comportamento compulsivo que a bebida desperta. E vale a pena o esforço, não é mesmo?

 

Se você sente dificuldades em garantir a sua sobriedade sozinho(a), conte com o suporte dos especialistas da Clínica Reconduzir. Entre em contato e solicite maiores esclarecimentos sobre os tratamentos oferecidos.

Até mais!

Fonte: https://gruporeconduzir.com.br/pos-tratamento-de-alcoolismo/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
8.8%
91.2%
Podemos Ajudar?