O alcoolismo é uma doença que tem cura, mas para isso depende da vontade da pessoa dependente de bebida alcoólica.
Embora seja um processo difícil, pode levar a cura e melhorar a vida do indivíduo que depois de vencer o vício, terá forças para ressocializar, livre da prisão de ser um alcoólatra, terá animo para recuperar o que a bebida destruiu, como a sua família, trabalho e vida social.
O alcoolismo não tem uma causa específica, vai desde a sociedade na qual o indivíduo está inserido até problemas genéticos.
No Brasil, o álcool é incentivado pelas mídias e muito difundido nas rodas de amigos, isso pode levar a um consumo cada vez mais elevado da bebida e consequente dependência.
Segundo Dr. Arthur Guerra de Andrade, 40% da chance de uma pessoa se tornar alcoólatra está ligado a sua genética.
É importante entender possíveis causas do alcoolismo para ajudar um alcoólatra nesta longa caminhada a fim de parar de beber.
Locais físicos para busca de ajuda
Associações Alcoólicos Anônimos (AA) prestam serviços gratuitos com reuniões sigilosas para ajudar essas pessoas, são compartilhadas experiências e a ajuda vem da união de forças dos indivíduos com vontade de mudar sua situação e das que querem ajudar.
Clínicas de Recuperação, há algumas comunidades terapêuticas que prestam serviços gratuitos a quem precisa desse tratamento. Essas clínicas não são muito divulgadas, mas é possível fazer uma busca no Google e encontra-las em sua cidade ou na mais próxima de você.
Centros de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas (CAPS AD), são unidades de saúde, atendem gratuitamente a quem precisa, têm atendimento especializado de psicólogos e terapeutas. Podem ser encontradas indo a um Centro de
Saúde do seu município.
Universidades Públicas e Privadas possuem ambulatórios que atendem esse público, os dependentes de bebidas alcoólicas, normalmente são alunos dos cursos de medicina psicologia e demais área de saúde que atendem os pacientes.
Conclusão
A busca por Centros de Ajuda é um importante passo para a pessoa alcoólatra, perceber que não está sozinha com este problema, e nem sozinha na busca por ajuda.
Uma boa pedida é alinhar as reuniões das Associações com um remédio caseiro como um chá de folha de maracujá que pode aliviar as crises de abstinência e dar mais qualidade na recuperação do dependente.
Ajudar uma pessoa alcoólatra é também ajudar a sociedade a se readequar ao bom convívio.
Fonte: www.grupocasoto.com.br