MENU

21/01/2021 às 06h38min - Atualizada em 21/01/2021 às 06h38min

Como o cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas?

É possível parar de fumar?

Portal de Recuperação - Fernando
Portal de Recuperação

Como o cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas? Durante os estudos, cientistas perceberam que a atuação de determinadas substâncias no cérebro, como a nicotina, cria condições para que as eventuais próximas drogas consumidas tenham seus efeitos de prazer aumentado.

Isso é perigoso e psicólogos alertam para um padrão comportamental de adição: o indivíduo começa utilizando as drogas lícitas, como as bebidas alcoólicas e o tabaco, e o próximo passo é consumir as ilícitas.

Geralmente, esse segundo movimento começa com o uso de maconha, que, por sua vez, pode dar lugar à cocaína e ao crack.

A nicotina é absorvida rapidamente do cigarro fumado, ao entrar na circulação arterial é rapidamente distribuído pelos tecidos do corpo, atingindo o cérebro num intervalo de 10 e 19 segundos (Henningfield et al., 1993). A nicotina é imediatamente absorvida pelo trato respiratório, mucosas orais e pele. Por ser uma base relativamente forte, sua absorção pelo estômago é limitada, exceto se o pH intragástrico for elevado. A absorção intestinal é muito mais eficiente. A nicotina no tabaco para mascar, pode ser absorvida mais lentamente do que a nicotina inalada, possuindo então, uma maior duração de efeitos (Benowitz et al., 1998).

A fumaça do cigarro contêm mais de 4 mil substâncias químicas, muitas das quais podem contribuir para os efeitos reforçadores positivos do tabaco. Contudo, a maioria dos estudos pré-clínicos e clínicos demonstra que a nicotina é o principal agente responsável pelo desenvolvimento da depêndia ao tabaco (Stolerman & Jarvis, 1995). A fumaça do cigarro é composta de duas fases: a particulada (condensada) e a fase gasosa (Longenecker, 2002).

Há algumas décadas, os cientistas perceberam que o consumo do cigarro não era algo tão glamuroso como se via nos filmes. A atitude dos governos demorou um pouco mais para se concretizar, mas, nos últimos anos, apesar de poder ser comprado legalmente, algumas ações começaram para alertar as pessoas sobre os perigos do uso dessa substância foram tomadas.

São exemplos disso a proibição do fumo em lugares fechados e a impressão, nas embalagens de cigarro, de imagens que mostram as consequências de seu uso.

Outra dica é incluir em sua rotina atividades e momentos de prazer. Conversar com amigos, compartilhar a sua jornada e receber apoio, praticar atividade física e ter um hobby são formas de tirar o foco da vontade de fumar.

Caso você tenha alguma recaída, não desanime. Busque a ajuda de profissionais habilitados que entendem do assunto e sabem lidar com o processo de desintoxicação, com os sintomas da abstinência e com os fatores que o levam a fumar.  

Para isso, sabia que você pode contar com o Catálogo de Clínicas de Recuperação? Há algumas que oferecem serviço especializado para os que desejam parar de fumar antes que o vício se estenda a outras drogas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?