MENU

30/11/2020 às 22h55min - Atualizada em 30/11/2020 às 22h55min

O papel fundamental de cada profissional na recuperação de dependentes químicos

Equipe multidisciplinar

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


O papel de cada profissional na recuperação de dependentes químicos tem atuação de suma importância. Um tratamento que conta com uma equipe multidisciplinar apresenta resultados muito mais eficientes e concretos. Além disso, o tratamento se torna mais dinâmico, o que estimula o paciente a continuar o processo. 

A equipe multiprofissional irá variar de acordo com a clínica. Existem atualmente diversas especialidades que podem contribuir para o cuidado do dependente químico. Aqui, apresentaremos o papel dos profissionais que são considerados indispensáveis na formação de uma equipe multidisciplinar. As abordagens são diferentes, as terapêuticas se diferenciam, mas todas objetivam o mesmo: a recuperação do dependente. 

O papel do médico psiquiatra

Dentre o papel de cada profissional na recuperação de dependentes químicos o do médico psiquiatra é fundamental. Este profissional vai agir no controle da medicação no organismo do indivíduo. Ele também vai estudar a atuação da substância química no cérebro e comportamento do sujeito. Além disso, o psiquiatra é o responsável por diagnosticar a doença fornecendo o laudo médico. 

O papel do psicólogo

O psicólogo ocupa um papel de grande importância na restauração do dependente químico. Ele será responsável por trabalhar a saúde mental do indivíduo atuando nos seus pensamentos e emoções. Dependendo da abordagem psicológica do profissional, ele vai procurar entender as razões, motivos e causas que levaram o sujeito ao uso de drogas. E, a partir disso, vai ajuda-lo a encontrar alternativas para lidar com a situação. 

O papel do nutricionista

O papel de cada profissional na recuperação de dependentes químicos contribui para o restabelecimento da saúde integral do dependente. O nutricionista é o profissional que vai atuar na alimentação do indivíduo. Fará a anamnese alimentar realizando toda uma reeducação na alimentação. O papel deste profissional é fundamental, pois a droga afeta os hábitos alimentares da pessoa. 

O papel do assistente social

Engana-se quem pensa que só o dependente químico é quem sofre. A família também está ao lado sofrendo junto com o indivíduo. Nesta situação, o assistente social será aquele que fará todo o trabalho com a família. O profissional realizará um levantamento da situação socioeconômica familiar e das expectativas da doença e tratamento. Toda a intervenção é pautada no objetivo de prevenção. 

O papel do educador físico

No papel de cada profissional na recuperação de dependentes químicos , o educador físico é responsável por planejar as atividades físicas que serão realizadas tanto de forma presencial quanto a distância. Ele fará uma avaliação da realidade de cada um, das características físicas de cada indivíduo e de suas preferências. Assim, o trabalho é pensado de forma individual, baseado na singularidade de cada dependente químico. 

O papel do enfermeiro 

O enfermeiro será um auxiliar do médico psiquiatra e atuará de forma mais intensa na psicoeducação do sujeito. Ou seja, o enfermeiro vai ensinar sobre o uso correto de cada medicação. Fará uma investigação de seus hábitos de vida, pessoais e de saúde, fornecendo orientações sobre a sua doença dentro das consultas de enfermagem. 

Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?