MENU

14/12/2020 às 06h39min - Atualizada em 14/12/2020 às 06h39min

Por quanto tempo as drogas permanecem no organismo?

Cocaína, maconha e crack

Portal de Recuperação - Fernando
Portal de Recuperação

Por quanto tempo as drogas permanecem no organismo? Esses dados, é claro, são uma média. O tempo varia de pessoa para pessoa, já que temos metabolismos diferentes. Tem muito espertinho que acredita que beber bastante água ajuda a acelerar esse processo, mas a verdade é que os exames medem a hidratação sanguínea e conseguem ser precisos mesmo assim.

Para se livrar do que foi para dentro, o corpo precisa passar por processos de limpeza, então os vestígios da droga ingerida são eliminados por meio de fezes, xixi e suor. O que torna esse processo demorado é o fato de que essas moléculas precisam ser metabolizadas e solúveis em água.

maconha, por exemplo, pode ser detectada em até 30 dias pela urina, em até 90 dias pelo cabelo e em duas semanas pelo sangue. A cocaína pode estar presente por até quatro dias na urina, 90 dias no cabelo e até dois dias no sangue. A heroína fica até quatro dias na urina, 90 dias no cabelo e 12 horas no sangue.

LSD fica até três dias na urina, até três dias no cabelo e menos do que cinco horas no sangue. O MDMA permanece no xixi por até quatro dias, 90 dias no cabeço e até dois dias no sangue. A metanfetamina é detectável em até seis dias pela urina, 90 dias pelo cabelo e três dias pelo sangue.

Esses testes de toxicologia ainda são controversos, no entanto – no caso da maconha, por exemplo, uma pesquisa sugeriu que uma pessoa que não fuma pode ter teste positivo se tiver o cabelo analisado após estar em um ambiente com pessoas que fumam. 

Uma vez que essas substâncias tenham finalmente sido diluídas em água, elas voltam para a corrente sanguínea e vão para os rins, que filtram o sangue e jogam o que não presta na urina, e é por isso que é possível descobrir, por exames de urina e sangue, se uma pessoa usou drogas – só que esse processo todo pode levar um tempinho.

Por quanto tempo as drogas permanecem no organismo? 

Maconha Urina: 7 dias a 1 mês Sangue: 2 semanas Cabelo: 90 dias (3 meses)

Cocaína Urina: 3 a 4 dias Sangue: 1 a 2 dias Cabelo: 90 dias (3 meses)

Álcool Urina: 3 a 4 dias Sangue: 10 a 12 horas Cabelo: 90 dias (3 meses)

Ecstasy Urina: 3 a 4 dias Sangue: 1 a 2 dias Cabelo: 90 dias (3 meses)

Anfetaminas Urina: 1 a 3 dias Sangue: 12 horas Cabelo: 90 dias (3 meses)

LSD Urina: 3 a 4 dias Sangue: 1 a 2 dias Cabelo: 90 dias (3 meses)

Heroína Urina: 3 a 4 dias Sangue: 12 horas Cabelo: 90 dias (3 meses)

Benzodiazepínicos (sedativos)Urina: 3 a 6 semanas Sangue: 2 a 3 dias Cabelo: 90 dias (3 meses)

Morfina Urina: 2 a 3 dias Sangue: 6 a 8 horas Cabelo: 90 dias (3 meses)

O que acontece é que algumas drogas passam por esse processo mais rapidamente do que outras, e essa variação tem a ver com o tipo de ação dela no corpo e com a concentração dela também.

Por mais que o efeito da droga já tenha passado, o corpo humano leva bem mais tempo para se livrar das substâncias que foram ingeridas. A absorção das drogas pela corrente sanguínea pode ocorrer por meio dos pulmões, do trato digestivo e também pelo uso de seringas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?