MENU

25/08/2020 às 19h26min - Atualizada em 25/08/2020 às 19h26min

Como Lidar com Drogas na Família

grupocasoto - Fernando
https://www.grupocasoto.com.br/
www.grupocasoto.com.br


As drogas na família são o grande mau da humanidade saber lidar com isso é um desafio. Quando alguém se envolve com qualquer uma delas acaba afetando não apenas a si mesmo, mas a todos que estão ao seu redor. Quem mais sente e sofre com isso são os familiares daquela pessoa. A dependência química acaba afetando não apenas.

Nessa situação, é comum que os familiares não saibam como lidar com isso e acabam tomando algumas medidas desnecessárias julgando estar fazendo o certo. Muitas vezes, tanto o dependente quanto a família necessita de apoio para enfrentar essa situação degradante.

Existem medidas que servem para apoiar o ente querido e também os familiares. Apesar do processo de aprendizado para lidar com o vício ser longo, no fim o esforço acaba valendo a pena.

Buscar informações relacionadas ao vício

Para poder controlar o vício e ter chances de se reabilitar é preciso conhecer sobre ele, ou seja, buscar o máximo de informações possível sobre a substância que está causando a dependência do ente querido. Uma ótima forma de fazer isso é através da internet.

Nesse caso, o melhor são os sites de universidades ou do governo, pois contem informações cientificas e médicas. Existem diversas informações na internet, mas não são todas que são falam das drogas de forma verdadeira ou realista.

Aprender ao menos um pouco sobre as características da dependência do ente querido ajuda a se preparar para o que deve esperar. Outra coisa que é possível é obter orientações quanto a forma de lidar melhor com essa situação.
Aprender sobre os tratamentos

Diversos métodos são aplicados pelos profissionais de saúde mental a fim de ajudar a superação da dependência. Alguns desses métodos são:

Terapia cognitiva comportamental
Controle de contingencia
Terapia motivacional
Terapia familiar.
Encontrar organização que possa dar apoio
Grupos como os Narcóticos Anônimos e os Alcoólicos Anônimos oferecem um programa com doze passos tanto para a família quanto os amigos de quem está lutando contra as drogas e o alcoolismo.

Esses grupos oferecem todo o apoio para poder lidar com quem é dependente. Conversar com outras pessoas que se numa situação parecida pode acabar ajudando a entender aquele vício e sua recuperação.

Como Lidar com Drogas na Família ?

Também são oferecidos nesses programas uma ajuda emocional para se recuperar dos efeitos relacionados com alguém que tem dependência.

Além desse trabalho eles também ajudam a se livrar do sentimento de culpa e do sofrimento pelo qual foi passado com aquele familiar que é dependente. É muito importante encontrar um apoio para si próprio quando se tenta ajudar uma pessoa que se encontra nessa condição.

Fonte: www.grupocasoto.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?