Atividades física para usuários de drogas: Sair das drogas e do alcoolismo e sedentarismo depende de você, por isso a pratique uma atividade física, os benefícios vão desde evitar doenças até mesmo na melhora do convívio social.
Atualmente temos ouvido muito o termo Fitness, seja saudável, pratique atividade física, tenha o corpo ideal, etc. Mas qual a importância da prática esportiva para usuários de drogas?
Primeiro vamos entender o que é atividade física para usuários de drogas? É a união de ações que uma pessoa ou um grupo realiza envolvendo gastos calóricos e para isso é preciso fazer exercícios com movimentos corporais, de modo que se tenha como resultados os benefícios à saúde.
O inverso da prática de exercícios físicos é o sedentarismo, um problema que está crescendo e preocupando muito, já que a população tem gasto bem menos calorias se comparada ao que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afeta cerca 70% da população brasileira, ou seja, mais do que a obesidade e a hipertensão.
Uma das principais causas do sedentarismo pode ser compreendido como o estilo de vida atual, que corresponde a 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. As pessoas mais sujeitas ao sedentarismo são mulheres, idosos e pessoas de nível sócio-econômico.
Benefícios da prática de atividade física para usuarios de drogas.
Reabilitação pelo esporte Cerca de 90% dos dependentes que chegam ao Cratod vivem na rua ou em albergues. São usuários das mais variadas drogas, do álcool ao crack. No Cratod, passam por um processo de desintoxicação, recebem cuidados médicos e podem participar de oficinas de arte e de esportes. Têm à disposição uma academia de musculação, aulas de yoga e corrida e jogos coletivos como futebol, basquete e vôlei. As atividades são realizadas em horários pré-determinados ao longo da semana e participar delas não é obrigatório para ninguém. Por conta disso, por mais incentivo que os pacientes recebam para seguirem em frente, o envolvimento deles varia bastante.
Com relação à saúde física, podemos dizer que o primeiro beneficio é perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, além da redução da pressão arterial melhora do diabetes, diminuição do colesterol e aumento do HDL-colesterol, conhecido como "colesterol bom".
Todos esses benefícios ajudam na prevenção e no controle de diversas doenças como também da dependência química e alcoolismo, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Para se ter uma ideia, pessoas que deixam de ser sedentárias e passam a ser um pouco mais ativas conseguem diminuir o risco de morte por doenças do coração em 40%, ou seja, isso demonstra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde ,na qualidade de vida, na recuperação da dependência química.
Mas não é só para o corpo que os benefícios são destinados, na saúde mental, a prática de exercícios auxiliar na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, também ajuda a melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima, já que é comprovado que existe a redução da ansiedade e do estresse. E por fim, a atividade física também pode atuar nos efeitos do convívio social, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.
Fonte: www.grupocasoto.com.br