MENU

28/08/2020 às 08h33min - Atualizada em 28/08/2020 às 08h33min

O que leva uma pessoa a usar drogas

Casas de Recuperação

Guia de Clinica - Fernando
https://guiadeclinica.com.br/
guiadeclinica.com.br


Essa é a pergunta que pessoas que estudam o problemas das drogas vivem se fazendo. Mas não só elas. Pessoas que enfrentam ou já enfrentaram essa luta, bem como familiares e amigos dessas pessoas se perguntam: o que leva uma pessoa a usar drogas?

 

Existem várias respostas para esse problema, que devem ser levadas em consideração quando refletimos sobre o assunto. O importante é entendermos que o problema é muito mais complexo do que pode parecer aos olhos da sociedade em geral.

 

A compreensão errada da maioria das pessoas sobre o tema

 

Se você perguntar às pessoas na rua o que leva uma pessoa a usar drogas as respostas podem até variar um pouco, mas no geral elas irão refletir a falta de conhecimento e conscientização sobre o tema.

 

Por mais que os governos em geral façam campanhas de conscientização, palestras nas escolas e procurem advertir sobre o perigo das drogas, o seu consumo só aumenta, bem como os casos de pessoas que se tornam dependentes de algum tipo delas.

 

A maioria das pessoas ainda acredita que as pessoas que ficam viciadas acabam chegando nessa situação porque não tiveram uma boa educação, porque falta caráter a elas ou são desocupadas.

 

Mas esse estigma não poderia estar tão equivocado. A droga é um mal democrático, atinge pessoas de várias faixas etárias e condições sociais, portanto não é fruto de qualquer característica que as pessoas costumam apontar.        

 

Fatores que levam alguém a se tornar um viciado

 

Existem diversos fatores que são apontados pelos estudiosos do tema como causadores do vício em drogas. Sendo assim, essas são as questões sobre o que leva uma pessoa a usar drogas:

 

Predisposição genética e histórico familiar – Existem questões genéticas que apontam para uma maior propensão ao consumo de droga. Além disso, um coisa que os pesquisadores da área sempre verificam é a questão do histórico familiar específico relacionado ao vicio.

 

Problemas emocionais e afetivos – Outra coisa que, combinada com a questão anterior, leva uma pessoa ao vício, são os problemas emocionais e afetivos.

 

Um término de relacionamento, conflitos morais internos, questões familiares não resolvidas e devidamente acertadas e uma série de outras questões pessoais podem levar o indivíduo ao vício em algum tipo de droga.

 

O entorpecente acaba se transformando num escape para quem enfrenta muitas situações desse tipo.

 

Problemas nos relacionamentos laborais – Muitos trabalhos são verdadeiros ambientes adoecedores. Muitas pessoas são levadas ao vício por causa do estresse, ansiedade e até depressão que são decorrentes de ambientes sociais insalubres e terríveis para a saúde mental das pessoas.

 

É muito importante falar sobre esses temas, porque muitas pessoas costumam lidar apenas com as consequências de um vício, mas não com suas causas.

 

Se tratarmos apenas das consequências, mas sem lidar profundamente com as causas, o paciente pode até ter uma melhora, mas logo poderá voltar ao vício, porque os motivos que levam a pessoa ao consumo da droga ainda estão presentes. Por isso contamos com uma equipe médica preparada para identificar essas questões.

Fonte: www.guiadeclinica.com.br

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?