MENU

28/08/2020 às 09h46min - Atualizada em 28/08/2020 às 09h46min

Como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo

Guia de Clinica - Fernando
https://guiadeclinica.com.br/
guiadeclinica.com.br



Se você é alguém que já percebeu que está fora de controle em relação à bebida ou conhece alguém nessa exata situação, então iremos ajudar você a entender um pouco sobre como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo.

Não é segredo para ninguém que o alcoolismo é um mal que tem prejudicado a vida de milhões e milhões de pessoas, não só em nosso país, mas ao redor do mundo inteiro.

Diariamente, famílias inteiras são destruídas por causa desse vício, e por isso existem muitos grupos e instituições nacionais e internacionais que procuram ajudar pessoas que estão enfrentando essa droga.

Posso vencer o alcoolismo sozinho?

O primeiro mito que precisa ser desconstruído na mente das pessoas é que o alcoolismo pode ser vencido pelo alcoólatra sem nenhum tipo de ajuda. As pessoas costumam ter em mente essa ideia por dois motivos.

O primeiro é que elas não tem noção do potencial danoso do álcool no seu organismo, seja seu poder viciante, ou as consequências que o vício pode trazer para a saúde.

Todos os dias milhares de pessoas sofrem das consequências do álcool no seu organismo, seja por doenças hepáticas, as mais comuns ligadas a esse tipo de problema seja por problemas psicológicos e outros danos que a bebida pode causar.

O segundo é que, por não conhecer o perigo que a bebida representa e por não entender que o álcool é uma droga tão viciante quanto qualquer outra bebida que se costuma pensar “eu posso parar a hora que eu quiser”. Isso é um pensamento muito equivocado.

Se você está em um nível alto de dependência e ainda acredita que pode parar a hora que quiser, sem a ajuda de ninguém, sem nenhum tratamento adequado, você está se enganando. Você precisa de ajuda.

Qual é o papel do psiquiatra no combate ao vício em álcool?

Quando se fala sobre como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo, as pessoas que não entendem do tema costumam achar que não faz sentido um psiquiatra ajudar alguém viciado. porque para a opinião popular, esse tipo de profissional só lida com gente louca, o que é um estereótipo dos mais equivocados possíveis.

O psiquiatra é importante, em primeiro lugar, para auxiliar no período de desintoxicação do paciente, verificando como se dá o processo de abstinência da droga para aquele indivíduo, receitando na maioria dos casos uma medicação que ajude o paciente a enfrentar a abstinência da melhor forma possível.

Além disso, o psiquiatra pode ajudar com os efeitos colaterais que são decorrentes não só da abstinência, mas dos próprios efeitos do consumo de álcool para o organismo.

Porque muitas pessoas que enfrentam o vício passam por diversos conflitos internos, que são agravados por problemas de produção hormonal e outras questões que interferem no ânimo, sensação de felicidade, sono e diversos fatores que contribuem de forma considerável na recuperação do paciente.

Esses são apenas dois exemplos de como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo.

Posso ser internado contra minha vontade?

Internação Involuntária é Legal?

Clínica para Dependentes Químicos Valor

Como internar uma pessoa involuntariamente

Quanto tempo dura o tratamento para dependentes químicos

Internação Involuntária Alcoólatra Gratuita

Leia mais em nosso Guia de Clínicas de Recuperação artigos que te ajudarão a fazer um tratamento adequado.

Fale via WhatsApp: (11)97023-3830

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?