MENU

30/08/2020 às 21h03min - Atualizada em 30/08/2020 às 21h03min

Como prevenir o alcoolismo

Portal de Clínicas - Fernando
https://portaldeclinicas.com.br/
https://portaldeclinicas.com.br/


O alcoolismo é considerado pela OMS uma doença crônica, causada pelo consumo constante e abusivo de bebidas alcoólicas. Essa doença prejudica o funcionamento do corpo e causa muitos efeitos irreversíveis.  Saiba aqui como Prevenir o Alcoolismo.

Ano passado, a OMS divulgou que o consumo de bebidas alcoólicas em adolescentes brasileiros de 15 anos era de 6,2 litros de álcool puro em 2006, já em 2016 foi para 8,9 litros de álcool puro. Isso representa um crescimento de 43,5%, deixando o Brasil em 3º lugar entre os países da América Latina.

Das substância psicoativas que existem, o álcool é mais consumida e que causa mais dependência no Brasil.

Álcool na adolescência

No nosso país, os jovens começam a beber já nos 10 ou 13 anos de idade. Durante a adolescência, as bebidas alcoólicas estão ligadas com comportamentos mais arriscados, como sexo sem camisinha ou dirigir depois beber. Para lidar com isso, só a lei existe não basta, sendo preciso um maior investimento nas políticas de prevenção e em conscientizar melhor os pais.

alcoolismo entre os adolescentes pode prejudicar muito a sua vida no presente e no futuro. Quando o consumo de bebidas em excesso continua quando se tornam adultos, há maiores chances de aparecerem lesões no cérebro, diabetes, cirrose, aumentar as chances de câncer, entre outras doenças. Essa enfermidade também apresenta prejuízos materiais e problemas espirituais.

Para saber como prevenir o alcoolismo nessa idade, conversar com os pais é essencial. Assim…

O diálogo precisa ser sempre estimulado, e os filhos devem ser sempre honestos e dizer a verdade.

Aquilo que os filhos fazem devem ser valorizados, e os pais precisam manter interesse em suas vidas e ações.

Os pais devem se preocupar em proporcionar sempre uma alimentação saudável e incentivar a prática de esportes ou exercícios.

As regras devem ser estabelecidas e justificadas, e se não forem respeitadas, deve haver punição e negociação.

Os pais devem sempre exercer uma influência positiva e dar o exemplo.

Alcoolismo na vida adulta

Um bom começo para quem não quer se tornar um alcoólatra é não manter esse tipo de bebida em casa. Quando a tentação está tão perto fica mais difícil resistir, sendo indicado ficar o mais afastado possível. Assim, se houver alguma festa, por exemplo, as bebidas que restaram podem ser dadas para amigos ou vizinhos.

O álcool nunca deve ser usado como uma forma de lidar com os sentimentos ruins, pois beber sempre que não estiver bem emocionalmente é um grande passo em direção ao alcoolismo. Na verdade, o álcool é um tipo de depressor, que vai agravando esses sintomas.

Ter uma rotina mais saudável, com boa alimentação e estímulo para atividades físicas, é muito importante para saber como prevenir o alcoolismo. A bebida faz com que os nossos movimentos fiquem mais lentos, causando sintomas físicos, como o aumento de peso. Por isso, o melhor é sempre comer de forma adequada, descansar e ter uma rotina mais saudável.

Para se manter fora do risco, é bom estabelecer uma quantidade limite para beber. Algumas pessoas conseguem lidar com a bebida todos os dias, sem grandes prejuízos. Nesses casos, é possível criar uma maior tolerância no corpo à esse tipo de substância. O importante é levar sempre em consideração os próprios limites. Geralmente, tomar uma ou duas bebidas diariamente é a quantidade recomendada.

Para saber a quantidade de foi consumida ao longo da semana, fazer anotações do quanto está bebendo pode ajudar a se policiar.as informações podem ser colocadas em uma agenda de papel ou até em uma agenda eletrônica no celular. Assim, quando a pessoa analisar e perceber que está se excedendo, e deve agir.

Suscetibilidade

Existem alguns fatores que deixam as pessoas mais suscetíveis a se tornarem alcoólatras, como consumo de álcool com medicamentos, histórico familiar e influência genética, doenças psicológicas como depressão, etc.

alcoolismo está ligado à diversas doenças, como câncer, diabetes, hipertensão, etc. Além disso, ele também pode estar relacionado com violência doméstica, baixo desempenho no trabalho, sexual não seguro, entre diversas outras coisas.

Quem possui algum amigo ou familiar que está sofrendo com essa doença deve oferecer apoio e estar disposto a ajudar. Uma forma de fazer isso é conversando para que a pessoa perceba que tem um problema, e ajudá-la a encontrar ajuda.

Aqui no Portal de Clínicas estão as melhores clínicas de recuperação do alcoolismo.

Fonte: www.portaldeclinicas.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?