O diagnóstico do que causa a doença de transtorno bipolar é concluído somente após oito a nove anos. É feito por profissionais da saúde que levantam a história do paciente por meio de relatos de uma pessoa da família, amigo ou dele próprio.
Os especialistas agem com cautela antes de recomendar qualquer medida terapêutica, pois trata-se de uma doença que pode ser confundida com outras, entre elas depressão, esquizofrenia, distúrbios da ansiedade e síndrome do pânico.
Fase maníaca - As crises maníacas podem durar apenas alguns dias, mas também podem se prolongar por meses, período em que são notados alguns sintomas, como:
- Excesso de gastos;
- Hiperatividade;
- Compulsão alimentar;
- Capacidade de discernimento menor.
Fase depressiva – Existem casos em que esses sintomas ocorrem junto com os sintomas da fase maníaca:
- Baixa estima;
- Tristeza ou desânimo;
- Falta de energia ou fadiga;
- Perda de apetite e de peso;
- Desejo de suicídio, entre outros.
Quais as causas?
As causas ainda são estudadas, pois não se sabe ao certo como o transtorno surge. Mas já foram detectados alguns fatores que contribuem com o seu surgimento, entre eles:
- Diferenças físicas no cérebro, onde os neurônios têm atividade normal;
- Desequilíbrio hormonal;
Qual o tratamento indicado?
O Transtorno bipolar é uma doença incurável, mas sob orientação médica tem como ser controlado. O tratamento envolve:
- Mudanças de estilo de vida (deixar de consumir substâncias psicoativas com cafeína, álcool, anfetaminas e cocaína);
- Transformar hábitos de sono e alimentação em hábitos saudáveis;
- Reduzir nos níveis de estresse;
- Psicoterapia;
- Uso de medicamentos.
O que é Transtorno bipolar?
O que significa bipolar?
O transtorno bipolar (CID 10 - F31) é uma doença que causa alterações no comportamento e leva uma pessoa a oscilar entre momentos de felicidade e depressão repentinamente. As chamadas "oscilações de humor" significam alternâncias entre a mania (estado eufórico) para um estado depressivo. A frequência é variada, assim como a intensidade do quadro que pode ser leve, moderada ou grave.
As oscilações de humor podem ocorrer também de acordo com a estação do ano. Algumas pessoas, por exemplo, possuem picos de mania ou hipomania durante a primavera e o verão (estações mais quentes), e sintomas de depressão durante as estações mais frias, como o outono e o inverno. Para outras pessoas, acontece o oposto.
As mudanças de humor podem acontecer com mais frequência em algumas pessoas, com oscilações acontecendo de quatro a cinco vezes por ano e, em alguns casos, até mesmo várias vezes ao dia.
Episódios de mania e depressão podem resultar também em psicose, doença em que há perda de contato com a realidade.
Transtorno bipolar tem cura?
Os medicamentos estabilizadores de humor podem ajudar a controlar os sintomas do transtorno bipolar. Entretanto, os pacientes geralmente precisam de ajuda e apoio para tomar os medicamentos corretamente e garantir que os episódios de mania e depressão sejam tratados o mais rápido possível.
Algumas pessoas param de tomar o medicamento assim que se sentem melhores ou porque a mania traz uma sensação boa. Parar de tomar o medicamento pode causar problemas sérios.
O suicídio é um risco real durante a mania e a depressão. Pessoas com transtorno bipolar que pensam ou falam sobre suicídio precisam de atendimento médico de emergência conte com nossa equipe e Procure Ajuda- Clínicas de Recuperação.