MENU

30/08/2020 às 21h57min - Atualizada em 30/08/2020 às 21h57min

Apoio a dependentes químicos

Grupo Nova Vida - Fernando
https://www.gruponovavida.com.br/
https://www.gruponovavida.com.br


O apoio a dependentes químicos é parte importante do trabalho do Grupo Nova Vida, uma entidade que nasceu do desejo de dar a pessoas que lidam com vícios, como o consumo de drogas, uma segunda chance.

Essas pessoas tendem a ser estigmatizadas dentro de seus próprios grupos, seja por amigos ou familiares que, cansados de tentar encontrar uma solução e ver esse dependente ainda mergulhado em seu próprio vício, abandonam o paciente à própria sorte.

Ou, ainda, esses dependentes químicos causam enorme sofrimento às suas famílias, que buscam algumas vezes por décadas instrumentos para ajudá-los e tirá-los do vício, sem sucesso.

Por isso, o trabalho de apoio a dependentes químicos que fazemos aqui no Grupo Nova Vida pode dar uma segunda chance não só aos doentes mas também a seus amigos e familiares, que encontram em nosso trabalho um aliado nessa luta.

Como funciona o apoio a dependentes químicos?

O apoio a dependentes químicos que prestamos aqui no Grupo Nova Vida começa com uma acolhida a todos os que chegam. Em nossas primeiras sessões de tratamento, buscamos ouvir as histórias dos recém-chegados, entender o que os levou tão fundo no vício.

Para os que chegam arredios, pouco dispostos a fazer o tratamento e decididos a permanecer nas drogas até seus momentos finais, nosso trabalho é de conscientização, para que essas pessoas entendam que esse caminho destrutivo não é a solução.

Faz parte do apoio a dependentes químicos as sessões de terapia para mostrar a essas pessoas que elas não são escravas das drogas, e que podem construir uma vida produtiva e feliz longe das substâncias entorpecentes.

Mas, antes de tudo, como parte desse apoio, nossos profissionais tentam mostrar, também, que as drogas não são o caminho para aliviar as dores de um passado difícil.

Sim porque muitas das pessoas que usam drogas o fazem para fugir de sua realidade, seja de poucos recursos ou mesmo de traumas vivenciados durante a infância e a adolescência, com os quais não conseguem lidar e preferem entorpecer o sofrimento com drogas.

 

Terapias

Integram também as ações de apoio a dependentes químicos a realização de sessões de terapia com todos os que são atendidos pelos profissionais do Grupo Nova Vida.

As conversas podem ser individuais ou em grupo, e tem por objetivo ajudar essas pessoas a criar mecanismos psicológicos para que possam enfrentar seus traumas sem a ajuda das drogas.

Além das terapias psicológicas, nossos profissionais oferecem terapias ocupacionais, permitindo que os pacientes empreguem parte de seu tempo livre em tarefas produtivas.

Algumas destas tarefas podem ser, por exemplo, o aprendizado de uma nova carreira ou uma ocupação que lhe renda distração e um rendimento extra, já que muitos dos dependentes químicos acabam perdendo suas carreiras e precisam recomeçar a vida profissional.

 

Medicamentos

Para enfrentar as severas crises de abstinência, que costumam acompanhar aqueles que começam tratamentos para se livrar do vício das drogas, os médicos do Grupo Nova Vida prescrevem medicações que ajudam a controlar esses sintomas.

Os remédios são administrados, em doses rigidamente definidas, por enfermeiros que dão apenas aquilo que consta na receita, evitando que os pacientes em recuperação desenvolvam um novo vício, desta vez em medicamentos.

O apoio a dependentes químicos é de suma importância quando uma pessoa está na luta para se livrar das drogas, sobretudo as mais pesadas. Como sabemos, sozinho, um dependente dificilmente conseguirá abandonar o vício.

São anos a fio construindo um hábito de consumo de drogas, andando sempre em companhia das mesmas pessoas e indo a lugares determinados para conseguir os entorpecentes.

Conseguir colocar um fim nesse círculo vicioso é muito difícil, por isso, contar com a ajuda de profissionais especializados é fundamental e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Se você conhece alguém que está sofrendo com esse problema ou você mesmo está na luta para largar o vício das drogas e não sabe como vencer sozinho, fale conosco do Grupo Nova Vida.

Nosso centro de apoio a dependentes químicos está preparado para lhe dar a ajuda que você precisa para ganhar essa guerra e ter sua vida de volta. Fale conosco. Estamos prontos a lhe ajudar sempre que for necessário ou a mostrar àquela pessoa querida o caminho para o fim do vício.

Fonte: www.gruponovavida.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?