MENU

30/08/2020 às 22h06min - Atualizada em 30/08/2020 às 22h06min

Alcoolismo Feminino

Grupo Nova Vida - Fernando
https://www.gruponovavida.com.br/
https://www.gruponovavida.com.br


Existem diversos grupos de alcoólicos anônimos, mas um em especial está chamando bastante a atenção: trata-se do alcoolismo feminino. Se antigamente esse número era bem pequeno, com o passar dos anos ele cresceu e de forma assustadora. E isso vem fazendo com que muitas pessoas já comecem a prestar atenção nessa situação, a ponto de estabelecerem locais para as mulheres receberem ajuda para acabar com esse vício.

E esses lugares, conhecidos como centro de reabilitação, funcionam de forma corriqueira, ininterrupta, sem deixar com que os pacientes sintam falta ou tenha problemas relacionados ao vício. Um dos centros que mais vem recebendo destaque é o Grupo Nova Vida, que promove a vida mostrando que ela é o bem mais valioso que a pessoa pode ter.

O que pode ser a causa do alcoolismo feminino?

É difícil informar o que pode causar a dependência do álcool na mulher, mas acontece que o convívio com os homens, que são mais adeptos a festas regadas a cerveja, contribuiu, e muito, para que elas passassem a se interessar pela cerveja.

Como o metabolismo do álcool nas mulheres é diferente no dos homens, a mesma quantidade de bebida para ambos mostrará que a mulher possui um nível alcoólico mais elevado no sangue. E a fragilidade aos efeitos de embriaguez causados pelo álcool no sexo feminino é explicada pela maior proporção de tecido gorduroso no corpo delas, por variações na absorção do álcool no decorrer do ciclo menstrual e por diferenças entre os dois sexos na concentração gástrica de desidrogenase alcoólica, que é uma enzima crucial para o metabolismo do álcool.

São por esses motivos que as mulheres ficam embriagas com doses mais baixas de álcool e avançam mais rapidamente para o alcoolismo crônico e para as suas complicações médicas.

Muitos estudos comprovam os benefícios que o consumo moderado do álcool ocasiona, tanto nos homens quanto nas mulheres, mas é a margem de segurança entre a quantidade de álcool benéfica e a que traz prejuízos á saúde das mulheres, entretanto, é estreite e muito difícil de demarcar.

Em doenças do fígado, com os estudos realizados através de acompanhamento de 13 mil pessoas durante 12 anos, foi possível destacar:

  • Em todos os níveis de álcool consumido, as mulheres correm mais o risco de desenvolver doenças hepáticas do que os homens;

  • Bebendo a mesma quantidade de álcool, o risco de cirrose nas mulheres é três vezes maior;

  • As mulheres que tomam até 41 drinques por semana apresentam o risco de cirrose 16 vezes maior do que o dos homens abstêmios.

Tratamento específico para a mulher

Quando a mulher atinge o grau de dependência alcoólica, ela exige que muitos profissionais especializados estejam unidos para ajudá-las. O ponto positivo é que existem locais que trabalham para que as mulheres possam retomar a sua vida normal, eliminando o vício adquirido.

Um desses lugares é o Grupo Nova Vida, que contém uma boa estrutura e profissionais experientes que ajudam o tratamento das mulheres, desde a sua chegada até a sua saída e a constante vigilância.

A unidade feminina de reabilitação de dependentes de álcool desenvolveu, junto a um conjunto de profissionais, um tratamento exclusivo que realiza atendimento para mulheres, entendendo que o tempo de conscientização e adaptação que a mulher tem no processo de recuperação é diferente do tempo dos homens, e um outro aspecto é a forma de interatividade com a equipe, onde a mulher que tenham dependência de álcool passe a sentir dores e apresenta uma maior carência no início do processo de integração ao tratamento. Este aspecto deve ser avaliado com um atendimento específico por um profissional da área terapêutica.

As mulheres precisam ter consciência que o vício no álcool é um fator que contribui efetivamente para a sua destruição. Como vimos acima, o organismo da mulher reage diferente ao do homem, e acontece que elas ficam mais suscetíveis aos problemas causados pelo álcool.

Por isso é importante procurar centros de reabilitação que trabalhem para que as mulheres consigam restabelecer as suas vidas e voltarem a viver normalmente, lembrando sempre que a luta contra o vício do álcool é diária e vai até o último dia de vida.

Procure um local como a Clínica de Recuperação Brasil, onde você possa ter ajuda para acabar com o vício do álcool.

Fonte: www.gruponovavida.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
8.3%
91.7%
Podemos Ajudar?