MENU

30/08/2020 às 23h03min - Atualizada em 30/08/2020 às 23h03min

Como ajudar uma pessoa alcoólatra

Procure Ajuda - Fernando
https://www.procureajuda.com.br/
https://www.procureajuda.com.br/


O consumo de álcool apresenta uma boa aceitação social, o que pode dificultar reconhecer que a pessoa está tendo dificuldades em saber quando parar. Há um número muito grande de dependentes de álcool e que demonstra a necessidade de saber como ajudar uma pessoa alcoólatra.

O alcoolismo precisa ser tratado e esse caminho pode ser indicado por amigos e familiares que apoiem e incentive o dependente a procurar por ajuda. Existem cada vez mais tratamentos que são efetivos e que podem ser realizados de maneira segura e confortável em uma clínica de recuperação.

O que é o alcoolismo?

A dependência do álcool deve ser vista como uma doença complexa e que apresenta diferentes sintomas, porém, o maior deles é não ter controle do uso da substancia. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que ela sabe que está tendo problemas por conta do seu uso, acaba tendo maior necessidade de beber. 

Mesmo que o alcoolismo traga diversos prejuízos, o alcoólatra pode ter dificuldade de enxergar tudo como um problema. Ele acaba em um estado de negação dos seus problemas e pode ser mais complicado de ajudar. A possibilidade de conseguir ajudar vai depender do grau de dependência, consciência dos problemas e da relação de confiança com a pessoa que está oferecendo ajuda.

Como ajudar? 

Não importa quão grave seja o problema com o alcoolismo, boa parte das pessoas que estão com problemas com a substâncias, recebem muitos benefícios depois de procurar por um tratamento. Há pesquisas que demonstram que depois de um ano, as pessoas não apresentam amis os sintomas e muitos largar o consumo de álcool.

A família e os amigos têm um papel muito importante para identificar o problema com alcoolismo e ainda ajudar e incentivar na procura por ajuda. Pode não ser algo fácil, mas é importante tentar. O ideal é procurar um local especializado para oferecer o atendimento.

É fundamental fazer uma aproximação amiga e afetuosa, respeitando o espaço da pessoa, sem realizar julgamentos ou acusações por conta do comportamento em relação álcool. Uma abordagem agressiva pode reforçar as defesas e fazer com que o dependente se negue a receber ajuda.

Assim, escolha um momento adequado para conversar, esperando a pessoa estar sóbria e calma para isso. Diga que está preocupado com o consumo de álcool e que quer dar o apoio para procurar ajuda, mostrando as situações negativas que o alcoolismo pode trazer. 

Fale com motivação e mostre que a mudança é possível, apresentando diversos casos de sucesso depois de um tratamento adequado. Mostre que há um lado prazeroso na bebida, mas há um lado muito maior que é prejudicial para o dependente, mas também para os que estão na sua volta.

Com uma abordagem amigável, é a hora de mostrar uma opção de tratamento. Procure Ajuda – Clínicas de Recuperação Dependência Química e Alcoolismo já trabalha há mais de 18 anos no mercado, oferecendo o atendimento para homens e mulheres, maiores e menores de idade, com estruturas em todos os estados do Brasil.

Fonte: www.procureajuda.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?