MENU

31/08/2020 às 10h46min - Atualizada em 31/08/2020 às 10h46min

Por que as drogas causam dependência?

Clinica de Reabilitação SP - Fernando
https://www.clinicadereabilitacaosp.com.br/
https://www.clinicadereabilitacaosp.com.br/


Muito ouvimos falar que as drogas causam dependência química, entretanto, pouco se sabe do porque ela ocorre. Na verdade, a dependência é extremamente conhecida pela necessidade incontrolável que a pessoa tem de usar um certo tipo de substância de maneira compulsiva.

Ademais, a pessoa que foi acometida desse mal, então acaba por sofrer diversos distúrbios mentais e até mesmo físicos. Por consequência, o comportamento da pessoa acaba se alterando, e isso pode causar diversas mudanças negativas em sua rotina, e das pessoas ao redor.

Além disso, sabidamente, a longo prazo, a dependência química, de fato pode ser fatal, ou ainda é capaz de favorecer o surgimento de várias sequelas, contudo, saiba que é possível sim controlar essa doença crônica. Sendo assim, se deseja saber mais, continue a leitura, e entenda melhor!

 

Entenda como as drogas causam dependência química

 

Porque as drogas causam dependência química? Para responder essa pergunta, é preciso saber que as drogas são nada mais nada menos que substâncias, quanto a elas, podem ser naturais ou sintéticas e causam alterações no funcionamento do organismo. 

Logicamente essas alterações acabam dependendo exclusivamente do tipo de droga, da quantidade usada e ainda das características pessoais da pessoa que faz uso dela. 

Em relação a dependência química, ela é caracterizada justamente quando a pessoa perde o controle sobre o uso de droga, seja qual for essa mesma, além disso, a pessoa acaba sentindo a necessidade de usá-la cada vez mais. 

Lembrando que ela causa dependência, justamente devido aos prazeres imediatos, no entanto, na falta de substância um grande vazio e desconforto acaba por tomar conta da pessoa. 

Precisamos salientar ainda, que de forma geral a dependência química é uma doença crônica, e isso porque o dependente acaba priorizando a droga ao invés de outras atividades e/ou compromissos de seu dia a dia. 

O fato é que as drogas causam dependência química, e diferentemente do que muitos acreditam, a dependência é uma doença e não desvio de comportamento, na realidade, a pessoa não consegue sair da dependência por conta própria.

 

Causas mais comuns da dependência química

 

Depois de entender que as drogas causam dependência química, é importante que saibamos que essa dependência poderá acontecer já no primeiro uso, sendo esse um caminho sem volta enquanto não houver tratamento.

Claramente não há uma regra única que define tudo, justamente porque existem pessoas que possuem uma certa predisposição para serem dependentes químicos, já outras pessoas podem estar sujeitas a dependência depois de alguns anos de uso.

Além do mais, de acordo com diversos especialistas, realmente existe uma grande somatória de fatores de risco que são capazes de influenciar a vida da pessoa, elas acabam fazendo com que a probabilidade de se tornar dependente aumente. Sendo os aspectos de ordem:

 

  • Psicológica;
  • Biológica;
  • Social;

 

Quando juntos, esses mesmos acabam sendo chamados de fatores biopsicossociais, e é essencial entender mais deles para compreender porque as pessoas acabam entrando na dependência química.

 

Quais são as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas? 

 

Como já dito anteriormente, uma das principais consequências do uso dessas substâncias, é justamente o fato de que as drogas causam dependência química, no entanto, existem ainda algumas outras consequências.

Antes de tudo, precisamos entender que inicialmente as drogas são capazes de provocar não somente bem-estar, mas felicidade também, e isso acaba fazendo com que a pessoa sinta vontade de usá-la novamente. 

Porém, como previsto o consumo repetitivo e a longo prazo dessas substâncias, é capaz de trazer efeitos completamente nocivos para a saúde e a vida do usuário como um todo. 

Ademais, em relação à própria saúde, saiba que os neurônios, aqueles que acabam garantindo um bom funcionamento da atividade cerebral, podem ainda sofrer lesões irreversíveis, isso diminui a capacidade da pessoa de pensar e raciocinar. 

Além do mais, diversos outros transtornos podem surgir, entre eles: a esquizofrenia, depressão e até mesmo a síndrome do pânico. Ademais, a pessoa pode ter alguns tipos de câncer, eles podem aparecer devido ao uso das substâncias, essas que lesionam os órgãos.

Além disso, outra consequência bem grave é o isolamento total do dependente da família e até mesmo dos amigos próximos, isso porque o mesmo começa a ter uma visão bem distorcida de sua realidade, sendo assim, a família deve estar atenta aos sinais!

Fonte: www.clinicadereabilitacaosp.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
8.3%
91.7%
Podemos Ajudar?