MENU

31/08/2020 às 11h49min - Atualizada em 31/08/2020 às 11h49min

Recaída no Uso de Drogas

Clinica para Reabilitação - Fernando
https://www.clinicaparareabilitacao.com.br/
www.clinicaparareabilitacao.com.br


Geralmente quando acontece a recaída no uso de drogas , o desânimo toma conta, a família acredita que todo o esforço foi jogado no lixo e o dependente enxerga que tudo pelo que ele lutou não vale de nada e ele não terá mais forças para recomeçar. E assim a recaída acaba afetando de forma negativa a família, o paciente e, porque não, o psiquiatra. As vezes temos de nos perguntar se a recaída é o caso de que o tratamento pelo qual o dependente está/esteve passando faz parte do sucesso ou do fracasso do mesmo.

No fundo a recaída é mais sobre o desejo que o paciente tem em continuar consumindo a substância do que necessariamente nos diz algo sobre o processo de recuperação. Na realidade, quando falamos de processo de recuperação lidamos com as crises de abstinência relacionadas ao físico e não na parte psicológica que envolve a relação paciente/droga.

Aliás é essa relação que faz o indivíduo retornar para as drogas, muitas vezes devido a algum problema que não foi totalmente resolvido, sendo que ela pode vir de problemas no âmbito familiar ou do processo de isolamento e solidão.

O que precisamos entender é que interromper o processo de acesso ao objeto que é o ápice da compulsão não resolve o problema. Portanto ao se falar de um dependente é importante tratar os motivos dessa compulsão, esse é o primeiro passo, mas longe de ser o único.

Apesar de a recaída ser considerada um fracasso do tratamento, na realidade ela é a consequência de uma série de fatores e de sentimentos que ainda não foram tratados e que de certa forma ainda não foram trazidos à tona.

Geralmente a recaída acontece de forma emocional e é detectada conforme o paciente se afasta dos locais que podem ajuda-lo e trazem o retorno de hábitos que invariavelmente podem leva-lo a reincidência.

Portanto a recaída não pode ser considerada um sucesso, mas tão pouco pode ser encarada como um fracasso total, na realidade a recaída faz parte do processo de recuperação. E essa recuperação passa pelo amadurecimento psicológico, o que torna a recaída como um processo de aprendizado que levará ao auto-conhecimento.

Na realidade, já que a recaída pode ser considerada um processo de recuperação, é esperado que no momento que isso aconteça a pessoa se mantenha em contato com os profissionais que possam ajudá-lo nesse momento de crise, não se sentido incapaz ou abandonado.

 A Clínica de Recuperação Prime atua com diversas empresas parceiras que realizam a prevenção a Recaída no Uso de Drogas, procure orientação com um de nossos profissionais.

Os tratamentos oferecidos por nossas clínicas de reabilitação de dependência química são realizados por profissionais da área da saúde e social, tais como: técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, etc.

Algumas clínicas realizam internações involuntárias,com a autorização e solicitação da família.

Atendemos todos dias nos telefones do site e também via chat online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !

Fonte: www.clinicaparareabilitacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?