Geralmente existem muitas dúvidas acerca do funcionamento de uma clínica de reabilitação. Estas giram em torno do tipo de tratamento realizado, como funciona e como é feito, e o tempo de recuperação que um pacientes dependentes químicos pode ter.
Este artigo é especialmente para pessoas que tem parentes próximos ou até mesmo amigos que estejam passando por problemas com drogas, e que se sentem inseguras a respeito dos tratamentos realizados nessas clínicas.
O que é uma clínica de reabilitação?
Esta clínica é um local especializado no tratamento de pessoas com dependência química além de muitas outras doenças. Lá, se concentram especialistas como: enfermeiros, médicos, psiquiatras, psicólogos e terapeutas. Que, em tempo integral, estão disponíveis para auxiliar os pacientes a passar pela faze de recuperação e superar os problemas resultantes do vício.
Normalmente, as clinicas de recuperação se localizam em locais com acesso restrito. Já que seu objetivo principal é garantir a paz, tranquilidade e discrição aos pacientes. O tratamento deve ser intensivo, principalmente em casos onde o grau de dependência é elevado. Assim, elas oferecem serviços de internação e acomodações, para que recebam os cuidados necessários.
Funcionamento e tratamentos realizados em uma clínica de reabilitação
Quando o paciente está ciente dos problemas pelos quais está passando, e deseja buscar ajuda, o tratamento é realizado imediatamente. Porém, como na maioria dos casos, as pessoas dependentes não querem ser ajudadas, existe uma lei que permite que a decisão de internação parta da família, mesmo sendo contra a vontade do paciente. Para esses casos, a clínica torna-se responsável pela busca, transporte e cuidados necessários com o paciente.
Os tratamentos realizados variam de acordo com o grau de dependência química do usuário. Geralmente, esses tratamentos são classificados como interno, externo ou
internação parcial. O interno é quando ocorre à internação do paciente e, durante 24 horas, recebe os cuidados necessários por sete dias. O externo é quando o paciente não fica internado, apenas visita a clínica para participar dos grupos de apoio, como o N.A. (Narcóticos Anônimos) e o A.A. (Alcoólicos Anônimos) e receber o apoio psicológico. Este tratamento é indicado para casos mais leves de dependência. Já na internação parcial, realizam-se tratamentos internos e externos, onde o paciente permanece durante todo o dia na clinica, e retorna para casa no período noturno.
Na hora de escolher uma clinica, opte pelas que oferecem programas de prevenção e recaídas, que realizem tratamentos em grupos, terapias, e que tenham momentos espirituais.
Fonte: www.clinicadereabilitacao.com.br