MENU

31/08/2020 às 17h51min - Atualizada em 31/08/2020 às 17h51min

O que leva o usuário a dependência química

Grupo de Recuperação - Fernando
https://www.grupoderecuperacao.com.br
www.grupoderecuperacao.com.br


Quando se fala o que leva o usuário a dependência química, muitas coisas surgem em nossa cabeça, deixando as coisas não muito específicas de como acontece esse processo de uma pessoa sem a dependência para uma pessoa dependente.

O nome dependência trás consigo o conhecimento de uma necessidade incontrolável de usar uma determinada substância, seja ela lícita ou ilícita, que causa distúrbios mentais e físicos.

Quando a dependência se instala na vida de uma pessoa, acontece o aparecimento de muitas mudanças negativas, e elas se apresentam aos poucos na rotina do dia a dia, em que coisas que se faziam parte da rotina não são mais feitas de acordo com o aumento do vício e com isso levando o surgimento de sequelas de acordo com o nível em que a dependência chega.

No entanto, a dependência química tem cura. O primeiro passo para entender a dependência, é se informar de como tudo isso acontece , é de extrema importância, com isso, saber o que leva o usuário a dependência química.

Dependência química é uma doença?

Sim, a dependência química é uma doença, e se encaixa como uma doença crônica, doença essa que pode ser tratada.

O uso de substâncias químicas traz mudanças ao longo do tempo, onde reflete primeiramente o comportamento, que fazem o organismo se adaptar as drogas, comportamento esse que leva ao aumento progressivo do uso da substância, tornando o corpo cada vez mais resistente a altas doses.

O usuário quando começa a ter mudanças em seu organismo, torna a dependência um transtorno mental relacionado ao uso de substâncias.

O que pode causar a dependência?

Quando nos perguntamos o que leva o usuário a dependência química, devemos ter em mente que isso é um tema muito complexo e que deve ser visto por diferentes angulos:

Problemas psicológicos: A dependência pode vir com um conjunto de fatores, e o principal deles é o fator psicológico, onde as dificuldades enfrentadas podem ser confundidas, e o uso de substâncias na maioria das vezes é tido como uma forma de fugir dos problemas, e é aí que mora o perigo, grande parte das pessoas se afundam nas drogas e as usam como um meio de diminuir o sofrimento que o adoecimento mental trás.

Problema familiar/biológico: O problema familiar pode ser um dos influenciadores no processo de dependência química, já que a dependência pode ser um fator hereditário, e quando não acompanhado da forma correta o uso de droga pode ser um fator de predisposição e deve ser entendido como um fator de risco.

Problema social: Quando se fala de aspectos sociais, a abrangência acerca desse tema é maior, porém quando se pergunta o que leva o usuário a dependência química o problema social é um dos temas a ser abordado.

O problema social começa com um ambiente negativo em casa, que pode favorecer ou facilitar o uso de substâncias dentro de casa, ou até mesmo o local em que se vive, com facilitadores acerca do uso de drogas.

Algumas dessas falas podem acontecer todas ao mesmo tempo, não somente de forma isolada, com isso, se torna cada vez mais perigoso à predisposição ao uso de substâncias químicas e assim se torna a resposta sobre o que leva o usuário a dependência química.

Quais os riscos de uma vida de vícios?

Quando se pensa no que o uso de substâncias pode causar, existe o termo da saúde chamado fatores de risco, onde se mede o que pode acontecer sobre a vida das pessoas que infelizmente são acometidas pela doença que as substâncias trazem a vida das pessoas.

A partir disso, os riscos acontecem principalmente à saúde do usuário, até o problema social, que envolve a família como um todo, gerando momentos difíceis e turbulentos. Com isso, os riscos estão para com a própria vida do usuário como para quem está de em volta, que a todo custo buscam a melhora de quem tanto ama.

Acolhimento é necessário

Diante de todos esses pontos, o acolhimento é de extrema importância na vida de um dependente, onde o ato de garantir o sentimento de segurança, amor e carinho é de extrema importância na vida de quem está sobre a doença do vício.
Com isso, a busca pelo reconhecimento da doença e a busca do tratamento se tornam cada vez mais alcançáveis , garantindo novamente uma vida saudáveis para pessoas que sofrem com dependência química.

Fonte: www.grupoderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?