MENU

05/09/2020 às 11h23min - Atualizada em 05/09/2020 às 11h23min

Como identificar um usuário de pó (cocaína)?

Grupo Salvando Vidas - Fernando
https://gruposalvandovidas.com.br/
www.gruposalvandovidas.com.br


Realmente algumas vezes identificar um usuário de cocaína, é bem complicado, e muitas pessoas não querem abrir os olhos para tal situação. Quando uma pessoa se torna repentinamente agressiva, se isola ou principalmente se insere em círculo de amizades duvidosas, precisamos estar atentos e tentar ajudar.

Normalmente mudanças repentinas de comportamento podem sim ser sintomas de pessoas que fazem uso de drogas tal como a cocaína. Além disso, o fácil acesso a entorpecentes e até mesmo a convivência com pessoas que usam tóxicos, são fatores que favorecem o abuso das substâncias.

Devemos compreender ainda, que a dependência química é um mal horrível capaz de atingir de forma sutil uma pessoa, e isso acontece principalmente quando a mesma tem o primeiro contato com drogas ainda na juventude.

Como esse é um assunto bem complexo, então vamos te ajudar a identificar os sintomas dos dependentes químicos e ainda falar sobre como ajudar essa pessoa que faz uso de drogas. Acompanhe nosso post e fique por dentro de todos esses detalhes!

Entendendo como identificar um usuário de cocaína

Antes de compreendermos como identificar um usuário de cocaína, precisamos entender o que ela é, e principalmente: o que ela provoca. O que devemos saber é que a cocaína é uma espécie de substância estimulante e química, a mesma causa danos severos para a saúde do dependente.

Justamente por ser capaz de atuar no sistema nervoso central, essa droga é capaz de causar bem estar, sociabilidade e euforia.

Além do mais, pelo simples fato de muitas pessoas não conseguirem obter essas sensações de forma natural tão intensa, quando fazem uso dessa substância acabam querendo repetir seu uso cada vez mais.

Geralmente quando isso ocorre, devemos saber que o caminho para a dependência química certamente está instalado. Ademais, abaixo você poderá ver melhor quais são alguns dos sinais apresentados por usuários de cocaína, confira:

Sobre os sinais físicos do usuário de cocaína

  • Pupilas ficam dilatadas: sempre verifique se as pupilas se encontram dilatadas, mesmo quando a pessoa está em local mais iluminado, verifique ainda se há vermelhidão nos olhos;
  • A pessoa sofre com desgaste nasal: procure observar se o nariz da pessoa se encontra vermelho, ademais, alguns outros sinais como sangramento, secreção, lesões na parte interna, capacidade reduzida em sentir e até mesmo diferenciar odores, além de vestígios de pó branco nas narinas;
  • Os batimentos cardíacos: por ser uma droga estimulante, um dos sintomas mais comuns é justamente o ritmo cardíaco acelerado, sendo que em algumas situações isso é capaz de levar o usuário a ter problemas de saúde tal como hipertensão, morte e arritmia cardíaca;
  • Infecções de pele: certamente algumas pessoas fazem uso do “pó” aplicando-o diretamente nas veias, isso faz com que o efeito seja imediato, por isso verifique marcas de agulhas ou ainda alergias;

Sobre os sinais comportamentais

Quanto ao comportamento do indivíduo que usa cocaína possui alguns comportamentos bem específicos, sendo assim, confira:

  • Verifique se essa pessoa fala rapidamente e de forma exagerada;
  • Analise ainda se a mesma apresenta tendências muito violentas;
  • Veja se a pessoa passou a não se importar de forma alguma com responsabilidades e obrigações;
  • Veja se a pessoa arruma motivos para desaparecer, veja se vai com certa frequência ao banheiro, e se retornou com um comportamento diferenciado;
  • Veja ainda se a pessoa está tendo alterações muito bruscas de humor;

Para conseguir detectar se a pessoa é usuário de cocaína, não deixe de observar situações muito suspeitas, canudos, canetas sem carga, dinheiros que podem ter sido enrolado e até mesmo cartões que parecem estar com resíduos em pó.

Além disso, se você realmente desconfia de que certa pessoa está usando cocaína é válido identificar os sinais antes de sair oferecendo ajuda. Ademais, é preciso destacar que a dependência química é uma doença e ela precisa ser tratada continuamente.

Lembrando que muitas pessoas necessitam de internação em certo momento, e isso deve ser realizado em uma clínica confiável tal qual a do Grupo Salvando Vidas, que possui profissionais capacitados para lidar com dependentes de cocaína.

Lembrando que nem todos os sintomas aparecem em todos os dependentes, eles podem variar de acordo com cada organismo, porém, os danos são os mesmos para todos os usuários!

Fonte: www.gruposalvandovidas.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?