MENU

05/09/2020 às 11h26min - Atualizada em 05/09/2020 às 11h26min

Qual é o melhor tratamento para usuário de drogas?

Grupo Salvando Vidas - Fernando
https://gruposalvandovidas.com.br/
www.gruposalvandovidas.com.br


São várias as pessoas que desejam saber exatamente qual é o melhor tratamento para usuário de drogas, na verdade, devemos compreender que não existe apenas um tipo de tratamento indicado, na realidade, é um conjunto deles.

Antes de tudo devemos ter em mente que a dependência química acaba sendo caracterizada pelo uso e abuso de drogas tais como: maconha, crack, cocaína entre outras substâncias entorpecentes.

Além disso, o usuário de drogas certamente já se tornou dependente a algum tempo, e os motivos são diversos. Lembrando que o uso contínuo de drogas acaba afetando todos os aspectos da vida de um indivíduo.

Vamos falar aqui sobre os tratamentos mais indicados para usuários de drogas e como lidar com eles!

Entendendo melhor o tratamento para usuário de drogas

Certamente a escolha do melhor tratamento para usuário de drogas, começa ainda com um diagnóstico mais criterioso, e o mesmo é realizado por uma equipe multidisciplinar, que deve ainda levar em consideração todas as especificidades de cada caso em questão.

Então é justamente a partir daí, que é montada uma estratégia de tratamento personalizada que deve ser revista periodicamente, visando então o atendimento de múltiplas necessidades do paciente e até mesmo a reorganização de sua vida como um todo.

Ademais, os principais entraves para a busca de uma orientação especializada acaba sendo a negação da doença por parte do usuário, e ainda a falta de apoio, além de é claro o estigma social negativo.

Além do mais, muitas vezes a família e os amigos não sabem como ajudar um usuário de drogas ou até mesmo em alguns casos desconhecem a existência de tratamentos mais especializados. Sendo assim, abaixo falaremos um pouco mais sobre os tratamentos para abusos de drogas:

A Desintoxicação

Sobre a desintoxicação podemos dizer que essa é apenas uma das várias fases do tratamento para dependentes químicos, sendo que essa etapa é considerada por todos os especialistas como a mais crítica.

Justamente nessa fase o paciente acaba recebendo assistência médica durante um certo período de tempo, que geralmente dura 24 horas, para que haja a eliminação de drogas por completo do organismo.

Uso de medicamentos

Certamente o abuso das drogas pode sim ser um enorme fator de risco para a contração e até mesmo o desenvolvimento de doenças que podem ser físicas e/ou mentais.

Entre as doenças mais comuns que surgem no decorrer do uso de drogas podemos destacar: esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, cirrose, câncer, HIV, hepatite B e C, lesões cerebrais, desnutrição, entre várias outras doenças que possam surgir.

Ademais, é por esse motivo que o uso de medicamentos durante todos os tratamentos para usuários de drogas são essenciais, no entanto, eles devem ser ministrados com acompanhamento constante.

Ademais, o quadro do paciente deve ser constantemente avaliado, exames precisam ser realizados, e ainda os médicos precisarão tomar cuidado com efeitos colaterais advindos das interações medicamentosas.

Lembrando que esse tipo de tratamento precisa ser feito em conjunto direto com a psicoterapia, tudo para que os resultados obtidos sejam positivos.

Internações

De forma geral, podemos dizer que as internações são realizadas sempre quando o paciente necessita efetivamente de assistência integral e até mesmo multidisciplinar, e ainda para aqueles que apresentam comportamentos agressivos e diversos pensamentos suicidas.

Ademais a própria Lei 10.216/2001, que também é perfeitamente conhecida como Lei de Proteção e Direitos das Pessoas Portadoras de Transtornos Mentais, acaba prevendo algumas formas de internações, são elas: voluntária, involuntária e compulsória.

Psicoterapias

Sabemos que diversas abordagens psicoterapêuticas acabam sendo mito eficazes no tratamento da dependência de drogas, entre as mesmas: a terapia cognitivo comportamental, terapia, terapia em grupo e até mesmo terapia ocupacional.

Ademais, compreenda ainda, que as psicoterapias acabam se baseando por completo na aplicação de um conjunto de técnicas e métodos psicológicos, podem ainda ser mais objetivas e diferentes.

Entre os objetivos podemos destacar: solução de problemas, auxílio no desenvolvimento de novas concepções sobre a própria pessoa e o mundo, modificação de comportamentos também.

Claramente a opção por uma dessas modalidades deverá depender de quais são os sintomas apresentados, da estratégia de tratamento, do grau de evolução e até mesmo da aceitação do próprio paciente.

Lembrando que há diversas clínicas como Grupo Salvando Vidas que são capazes de ajudar pessoas que dependem e usam drogas diariamente!

Fonte: www.gruposalvandovidas.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?