MENU

05/09/2020 às 11h30min - Atualizada em 05/09/2020 às 11h30min

O que fazer para parar de beber e de fumar?

Grupo Salvando Vidas - Fernando
https://gruposalvandovidas.com.br/
www.gruposalvandovidas.com.br


Podemos dizer que nos dias atuais parar de beber e de fumar, acaba sendo bem difícil porque essas são drogas lícitas e que são encontradas tranquilamente em diversos locais, principalmente em eventos sociais.

Porém, não é impossível, e seguir algumas dicas pode ajudar diversas pessoas no processo de cura dessa dependência, vamos conferir abaixo!

Como parar de beber e de fumar?

Para entender como parar de beber e de fumar, devemos compreender exatamente o que é necessário para tal.

Primeiramente em relação ao cigarro devemos saber que os gatilhos são diferentes para cada fumante, sendo que para alguns por exemplo é o famoso cafezinho, para outros companheiros que também fumam, esses são exemplos apenas.

São alguns hábitos que acabamos dando o nome de gatilhos, sendo que eles precisam ser identificados por aquelas pessoas que precisam parar de fumar, sendo que por exemplo, se você gosta de fumar dirigindo então não tenha um cigarro no carro.

Caso fume após comer refeições, então logo após terminar escove imediatamente os dentes, lembre-se que isso ajuda a diminuir a fissura pelo cigarro.

Além disso, devemos lembrar e entender que um dos maiores gatilhos é o álcool, sendo que quando consomem bebida alcoólica, acaba sendo desafiador para que os fumantes parem efetivamente com esse outro vício.

O álcool acaba sendo um fator que complica justamente porque ele acelera o metabolismo da nicotina, sendo assim, a fissura pelo cigarro volta ainda mais rápido. Além do mais, a bebida acaba tirando o autocontrole, atrapalhando a decisão de parar de fumar.

Para parar de fumar, além de escovar os dentes após as refeições, existem sim alguns outros recursos que serão capazes de ajudar nessa decisão, entre eles: comer cubos de frutas congeladas, chupar gelo, acaba ajudando as pessoas a se livrarem da fissura.

É importante destacar ainda, que a vontade extrema de fumar dura apenas cinco minutos, sendo que a pessoa precisa perceber que essa fissura autolimitada, porém, sabemos que esse tempo pode parecer ser ainda maior. Entre as dicas para parar de fumar:

  • Seja determinado (a);
  • Comece marcando um dia para parar;
  • Tome cuidado com os gatilhos do fumo;
  • Encontre substitutos saudáveis para os gatilhos;
  • Faça a escolha: método gradual ou abrupto?
  • Sempre se livre das lembranças do cigarro;
  • Busque apoio de amigos e familiares;
  • Escolha uma alimentação mais saudável;
  • Busque apoio médico;
  • Troque experiências em grupos de apoio;

Veja o que fazer para parar de beber

Certamente parar de beber e de fumar é o sonho de muitas pessoas, sendo assim, é importante seguir algumas dicas de como parar de beber também, lembrando que quando a pessoa é alcoólatra é essencial buscar ajuda.

  • Comece agora: não deixe para amanhã ou para a semana que vem, entenda que quanto mais cedo melhor!
  • Em hipótese alguma tenha álcool em casa: ter bebidas em casa não ajudará em nada se você deseja parar de beber, sendo assim, não compre. Caso alguém queira te dar de presente, recuse ou apenas dê para outra pessoa, se há alguém que bebe em sua casa, peça que não faça isso dentro de casa;
  • Avise as pessoas que você quer parar de beber: quando familiares e amigos sabem que você deseja parar de beber, então eles te darão apoio, além disso, ao avisar eles não oferecem;
  • Não se coloque em situações de risco: cuidado com aqueles locais onde você sabe que te incentivarão a beber, um exemplo disso são os botecos e bares, portanto, passe longe;
  • Diga não: entenda que não precisa beber porque os outros estão bebendo e te convidam, se ofertarem, apenas diga não;
  • Imagine como será sua vida sem álcool: pense em todos os benefícios que terá a longo prazo por não beber, sendo assim, procure criar uma lista motivacional que te ajudará a não beber;
  • Seja persistente: certamente a maioria das pessoas não consegue parar de beber do nada, portanto, tenha paciência e principalmente mantenha a persistência;

Como buscar ajuda para parar de beber e de fumar?

Muitas vezes a pessoa já está na dependência, sendo assim, apenas seguir algumas dicas de nada ajudarão, sendo assim, a ideia é buscar centros de apoio especializados e que estão acostumados a lidar com dependentes.

Um exemplo de centro de reabilitação é o próprio Grupo Salvando Vidas que já lida com pessoas dependentes a muito tempo, e que claramente possui experiência nesse tipo de tratamento. Buscar ajuda na maioria das vezes é a solução mais inteligente, portanto, não sinta vergonha!

Fonte: www.gruposalvandovidas.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
9.4%
90.6%
Podemos Ajudar?