05/09/2020 às 14h13min - Atualizada em 05/09/2020 às 14h13min

Tratamento de Saúde Mental: Recursos Disponíveis para Homens e Mulheres

Instituto Nova Vida - Fernando
https://www.institutonovavida.org
https://www.institutonovavida.org/


Saúde mental é um tema importante para debatermos, pois o cansaço mental acaba sendo pior que o físico, dependendo do caso. Se você não cuidar da sua saúde mental, não dando a devida importância, principalmente quando você percebe sinais que alguma coisa não vai muito bem, pode ser um risco.

Quando a pessoa é dependente químico , não parando de usar em nenhum momento, trazendo transtornos para si e os familiares, é um sinal que a droga estar vencendo. E com a droga sendo o alvo principal de discórdias no convívio social do dependente químico, ela traz problemas mentais para ele.

Um dependente químico com a saúde mental afetada pelo uso das drogas, que muitas vezes é misturada com bebidas alcoólicas, é um ser humano pedindo ajuda. Ele também acaba sofrendo preconceitos com a sociedade, a maioria das vezes o preconceito vem da própria família, amigos, pessoas do trabalho, faculdade. E isso não é bom para ele, é necessário nessa fase o apoio de pessoas de quem ele confia.

QUAIS SÃO OS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA ESSE TRATAMENTO?

Atualmente, existem mais recursos disponíveis para ajudar na saúde mental dos dependentes químicos. A droga faz com que o dependente químico, tenha transtornos mentais, como ansiedade, depressão, entre outras doenças mentais mais fortes que acabam com a saúde mental do dependente químico.

Por isso, procurar a ajuda de psicólogos, psiquiatras, nessa fase, é de extrema importância, pois eles são profissionais preparados para entender, avaliar e dar o tratamento de saúde mental correto. Por exemplo, se a usuária de drogas estar grávida e pela droga a gravidez vira de risco, o profissional com demais outros profissionais da saúde, estarão preparados para cuidar da paciente e de seu bebê.

 A equipe da Clínica de Recuperação Evangélica Instituto Nova Vida é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, para a saúde mental do dependente químico ser realmente zelada , tendo o código de ética que apesar do dependente químico pode fazer coisas erradas dentro da sociedade, ele é um ser humano e tem o direito de se ressocializar dentro da mesma. A reabilitação psicossocial é essencial nessa fase.

Dependentes químicos, quando tem a saúde mental debilitada pelo consumo excessivo de drogas e álcool, não estão inventando doenças. Há mitos sobre doenças mentais, preconceitos, acham que o indivíduo quer chamar a atenção. Mas não estão! Ninguém escolhe ter a saúde mental abalada, tem gatilhos para isso, como o dependente químico  ouvir que ele não merece sair da dependência, para um estilo de vida mais humano.

Eles têm o direito de ir em centros de reabilitação, de terem acessos a programas como o CAPS, CVV, irem em hospitais. Além das atividades de lazer, esportivas, acesso a terapias, ações comunitárias, atividades que devolvem a vontade para a vida!

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DO DEPENDENTE QUÍMICO NO DIA A DIA?

Há atividades que dão prazer para todos os dias, podermos cuidar da nossa saúde mental. Elas liberam o hormônio da felicidade e causam a sensação de bem-estar. Como dito acima, os dependentes químicos também necessitam desse cuidado.

  • Fazer atividades físicas;
  • Tomar um banho relaxante;
  • Assistir algo legal ou ouvir música;
  • Ler textos que motivam;
  • Descansar sem culpa;
  • Ter acesso às atividades prazerosas para ressocialização.

 Mais uma vez, é importante relembrar que o apoio da família, o carinho, é essencial para o cuidado do dependente químico! Conheça um Guia de Clínicas de Recuperação onde temos diversas unidades cadastradas.

Fonte: www.institutonovavida.org

Link
Comentários »