MENU

05/09/2020 às 14h30min - Atualizada em 05/09/2020 às 14h30min

A vida de um dependente químico

Instituto Nova Vida - Fernando
https://www.institutonovavida.org
https://www.institutonovavida.org/


A vida do dependente químico em geral começa um tanto quanto glamourosa ou “divertida”, isso porque a grande maioria frequentemente usa drogas de forma recreativa no início, certamente ninguém começa a usar drogas com a intenção de se viciar. Porém, é a grande armadilha da dependência, quando o ser humano acha que vai conseguir controlar os vícios, no entanto, o próprio corpo humano já aderiu ao mesmo.

A partir daí, começando a dependência, o dependente só vai ladeira abaixo, isso porque o mesmo quer sair da situação, mas acaba se sentindo incapaz, logo começam os problemas com a família, perda de estrutura e por fim a decadência final. É aí que a família deve entrar!

Entenda a dependência química

Antes de tudo, é importante que as pessoas saibam que de fato, a dependência química realmente é definida pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) criada pela Organização Mundial da Saúde ou OMS.

Segundo essa definição a dependência nada mais é do que um conjunto de fenômenos que podem ser comportamentais, fisiológicos e cognitivos que acabam por se desenvolver justamente após o uso repetido de uma certa substância.

Além do mais, é válido ressaltar ainda que diversos estudos acabam por identificar algumas características que realmente predispõe um determinado indivíduo a um risco ainda maior de desenvolver a dependência ou abuso.

Em relação ao álcool por exemplo, de fato os fatores genéticos acabam por determinar em torno de 50% das vulnerabilidades que são capazes de fazer com que esse indivíduo realmente consiga fazer uso de álcool.

Entre os mesmos, os genes que realmente estariam envolvidos de forma direta no metabolismo do álcool ou ainda na sensibilidade relativa aos efeitos desta substância, sendo assim, os filhos de alcoolistas claramente possuem quatro vezes mais chances de desenvolverem o alcoolismo, mesmo que os mesmos sejam criados por pessoas que não fazem uso do álcool.

Além do mais, é válido saber ainda que alguns fatores individuais e ainda os aspectos de beber fazem com que efetivamente mulheres, idosos e até mesmo os jovens sejam mais suscetíveis e vulneráveis aos efeitos da bebida alcoólica. Sendo assim, esses mesmos estão na área de maior risco de desenvolvimento de problemas! 

Como ajudar a melhorar a vida de um dependente químico

O dependente químico frequentemente está irritado, possui agitação extrema e não consegue prestar atenção em nada, sendo assim, o mesmo tende a ficar frustrado muito rapidamente, esse pode ser um grande problema para a família que convive com o mesmo.

Muitos familiares não sabem o que fazer, mas o ideal é que os mesmos busquem ajuda do centro de recuperação ou das clínicas de recuperação, entre as mesmas está o Instituto Nova Vida com 16 anos de presença nesse mercado.

Venha para o Instituto Nova Vida e garanta o ambiente ideal e profissionais competentes para prover o máximo de tranquilidade e conforto.

Quando a pessoa atinge a longevidade e, por alguma deficiência grave, seja psíquica ou física, passa a depender de terceiros para as atividades mais simples, sua autoestima é afetada. Além disso, essa situação pode causar uma série de transtornos em uma família.

Sentimentos como desespero e revolta por parte do idoso acarretam agravamento da doença e desordem nas relações pessoais. Não é uma situação fácil quando se tem um idoso na família com problemas de saúde, pois há necessidade de cuidados adequados 24 horas por dia.

A melhor maneira de avaliar uma clínica de recuperação para idosos, menores, feminina, masculina é verificar pessoalmente se ela cumpre as exigências da lei e quais serviços ela oferece.

Proporcionamos assistência de qualidade e atividades de recreação realizadas por uma equipe multidisciplinar, com atenção, respeito, cuidado, carinho e dedicação.

Sendo assim, os mesmos podem comparecer em uma das 65 unidades disponíveis pelo país, onde poderão ser orientados a lidar com o dependente químico, caso seja necessário é solicitada a internação, esse processo pode ser feito pelo convenio médico ou de forma particular.

 

Entre em contato com nossos atendentes pelo Telefone e também WhatsApp: (11) 4249-2545 e tire suas dúvidas.

Fonte: www.institutonovavida.org

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?