MENU

05/09/2020 às 19h10min - Atualizada em 05/09/2020 às 19h10min

Como funciona o tratamento da dependência de cocaína?

Clinida de Recuperação Brasil - Fernando
https://www.clinicaderecuperacaobrasil.com/
https://www.clinicaderecuperacaobrasil.com/


Os tratamentos recomendados para os dependentes de cocaína indicam a presença de algumas fases essenciais para o encaminhamento de um indivíduo reabilitado. Para entender como funciona o tratamento da dependência de cocaína, o paciente recebe as orientações de médicos e de uma equipe multidisciplinar.

Por que o tratamento é dividido em fases?

O tratamento da dependência de cocaína não vai acontecer de maneira instantânea, ele é um processo. Por isso, o paciente precisa ganhar mais confiança ao ser acompanhado de perto, conseguindo se comprometer para parar o uso da droga. Passando uma semana limpo, consegue se comprometer para mais uma semana, recebendo apoio da equipe multidisciplinar que o acompanha.

Como funciona o tratamento da dependência de cocaína?

Começando pela desintoxicação, o paciente passa por um período de abstinência, essencial para prosseguir o tratamento. Em conjunto, complicações derivadas da droga também são tratadas, promovendo uma melhora da saúde mental e física do indivíduo.

Com sucesso nessas duas fases do tratamento, o paciente pode receber apoio para prevenir as suas recaídas, trabalhando em terapia as suas motivações para o uso da droga, além de tratar as questões relacionadas ao convívio em sociedade.

Uso de medicação

A medicação pode ser recomendada para alguns casos de tratamento, assim como para as condições que estão associadas ao uso da cocaína, como é a depressão. Ainda não existe um medicamento que seja eficaz para conseguir acabar com a vontade de usar a droga, o que conseguiria impedir recaídas.

O uso da medicação vai agir de maneira oposta aos efeitos da cocaína, deixando a pessoa com um mal-estar ao usar a droga. Pode também funcionar como um substituto da droga, mas com um composto menos tóxico.

Existem diversos medicamentos que costumam ser aplicados para diferentes casos. O uso isolado de medicação não consegue trazer efeitos para o tratamento, precisando ser usado com outras estratégias.

Quando internar o dependente de cocaína?

A internação pode ser recomendada quando o dependente de cocaína começa a agir de maneira perigosa, seja para si mesmo ou para os outros, ficando agressivo ou até mesmo, tentando suicídio. Também é recomendada caso apresente problemas clínicos ou psiquiátricos mais graves, precisando de um cuidado intensivo.

Outra indicação para entender como funciona o tratamento da dependência de cocaína é que a internação é muitas vezes ligada ao paciente que não tem a capacidade de parar com a droga, sem conseguir fazer o tratamento conhecido como ambulatório, precisando de uma ajuda mais intensa.

Abordagens multidisciplinar

O médico sozinho não consegue realizar um tratamento completo, precisando contar com uma equipe multidisciplinar que vai tentar abordar e tratar o indivíduo nas diferentes consequências da droga, conseguindo realizar uma abordagem mais completa.

A equipe que vai oferecer o tratamento vai contar com a presença de um médico, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, terapeutas familiares, psicólogos, entre outros responsáveis pelo atendimento.

O enfermeiro consegue motivar o indivíduo a permanecer no tratamento, já o psicólogo consegue trabalhar os problemas da vida, muitos que são decorrentes do uso da droga. Com o terapeuta ocupacional, consegue ajudar a planejar as suas próximas atividades.

Ao contar com um terapeuta familiar também vai entender os problemas familiares que o uso da droga trouxe. Cada área dessas consegue ter uma técnica que vai ser aplicada com o objetivo de fazer o tratamento funcionar do melhor jeito possível, trabalhando em todos os sentidos para que a droga seja largada.

O médico é quem coordena o funcionamento da equipe multidisciplinar, também tratando dos problemas e outras complicações que o uso da cocaína pode trazer. Também é responsável por orientar a família e o paciente, mostrando como funciona o tratamento da dependência de cocaína.

A reabilitação é o que se consegue ao usar todos os esforços combinados de uma equipe multidisciplinar em um local seguro e estruturado. O dependente de cocaína precisa sair de uma reabilitação sabendo conduzir a sua vida sem a ajuda da droga, entendendo que ela não é mais participante da sua rotina.

A equipe multidisciplinar é muito importante no tratamento, que por si só, é algo muito complicado, mas conquista resultados que são edificantes. Tudo vai depender do dependente de cocaína, entendendo a sua motivação para conseguir se tratar e obtendo suas conquistas dentro do tratamento.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.

Fonte: www.clinicaderecuperacaobrasil.com

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?