MENU

05/09/2020 às 19h12min - Atualizada em 05/09/2020 às 19h12min

Como funciona uma clínica de reabilitação de drogas?

Clinida de Recuperação Brasil - Fernando
https://www.clinicaderecuperacaobrasil.com/
https://www.clinicaderecuperacaobrasil.com/


Muitas pessoas têm dúvida sobre como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, pois há muito preconceito envolvido sobre o funcionamento desses locais. É importante que esse pensamento seja mudado visto que elas contribuem muito para a sociedade, conseguindo combater as drogas e a dependência de muitos.

No Brasil, há um número cada vez maior de dependentes de droga, visto que o acesso as drogas lícitas ou ilícitas têm se tornado cada vez mais fácil. O dependente dificilmente consegue reconhecer sozinho que está passando por um processo de dependência e que vai precisar de ajuda, por isso, familiares e amigos acabam notando primeiro os sintomas.

Para que serve uma clínica de reabilitação?

As pessoas acabam não entendendo como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, achando que é um sistema ruim para o dependente. Muito se contribuiu para que a imagem da clínica se tornasse ruim, onde as pessoas acreditam que é apenas um depósito dos dependentes, sem que eles recebam cuidados.

Dessa maneira, é importante fazer com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre o funcionamento de uma clínica de reabilitação, entendendo como os tratamentos são oferecidos, com uma equipe e estrutura que procura fornecer o melhor para que seus pacientes saiam de lá felizes.

O ambiente de uma clínica de reabilitação é o ideal para que o paciente tenha um tratamento intensivo, sem receber a influência de fora, sem precisar lidar com as questões normais e sem ter o risco de chegar próximo de drogas.

A clínica de recuperação vai oferecer uma equipe multidisciplinar que vão conseguir lidar com a questão psicológica e pessoal dos pacientes, conseguindo combater a dependência dessa maneira. Também vão oferecer todo o apoio para os familiares, conseguindo trabalhar de maneira completa.

Abordagem multidisciplinar

Nos locais especializados, o paciente vai conseguir receber um tratamento com uma abordagem multidisciplinar que vai conseguir atuar de maneira mais efetiva. Parte do tratamento é com a desintoxicação, mas ela não vai ter sucesso se não conseguir trabalhar completamente com a pessoa, mexendo com a sua organização, trabalhando laços afetivos e relações sociais.

A necessidade dessa abordagem demonstra como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, oferecendo a desintoxicação, terapia ocupacional, assistência social, psicoterapia, como partes integrantes do tratamento. É preciso trabalhar todas essas questões para garantir uma recuperação mais efetiva.

Os profissionais precisam de um bom treinamento e de bons investimentos para conseguir ter uma dedicação bem grande aos pacientes. O atendimento exige habilidade e também disponibilidade emocional. As recaídas, que são bem comuns, além de outras doenças, problemas afetivos, demonstram a importância do profissional.

O sucesso de um tratamento para o dependente química começa com a vontade do dependente em se manter afastado da droga. A desintoxicação costuma ser o primeiro passo para conseguir reduzir os danos, mas é apenas uma parte do processo. É preciso de um apoio que a clínica de reabilitação oferece com médicos, psiquiátricas, entre outros.

Clínica de reabilitação para dependentes químicos

Não há uma medicação que vai conseguir reduzir a vontade de usar a droga, por conta disso, é importante mostrar para os familiares que o dependente sozinho não vai conseguir usar medicamentos para resolver o problema da dependência. Assim, começar um tratamento caseiro dificilmente vai conseguir trazer os resultados esperados.

A estratégia em oferecer um tratamento com diferentes profissionais envolvidos que estão disponíveis na maneira de como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, o tratamento também precisa ser ajustado para conseguir pensar a partir de cada usuário, conforme, sexo, idade.

Mesmo assim, as abordagens acabam passando por revisões e estão constantemente sendo atualizadas. A estimativa dos médicos é que seja necessário 6 até 1 meses para conseguir realizar um bom tratamento, conseguindo ter casos que passam de 3 a 5 anos. As internações são algo muito importante para aqueles casos mais graves, ou seja, quando o paciente apresenta riscos para os outros e para si mesmo.

Os amigos e familiares são muito importantes para que o dependente se mantenha motivado para conseguir receber o tratamento e seguir as indicações dadas pelos médicos. Mesmo com uma família que possa estar desestabilizada pela situação, o apoio e a união fazem diferença nesse momento. Por isso, as clínicas oferecem também apoio psicológico para a família.

Se você está precisando de orientação e conhecer os procedimentos, locais de atendimento e valores para um tratamento na Clínica de Recuperação Brasil entre em contato agora mesmo.

Fonte: www.clinicaderecuperacaobrasil.com

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?