A maconha é considerada uma droga de origem natural, também denominada cannabis, cânhamo, beck ou apenas “erva”. Ela pode ser consumida de maneira comestível ou inalada através da sua fumaça. Embora esteja passando por um processo de legalização em diversos países, ela ainda causa preocupação, em especial quando consumida por adolescentes.
O problema é que nem sempre é simples para os pais detectarem quando seus filhos são usuários da “verdinha”. Se você sente dificuldades nesse sentido, está preocupado com um ente querido ou simplesmente quer saber se uma pessoa fuma maconha escondido, algumas dicas podem ser úteis.
A seguir, reunimos formas de reconhecer os sinais de uso da maconha. Mesmo que a substância tenha tipos diferentes, com efeitos diversos e que reaja em cada organismo de uma maneira, é possível detectar o consumo. Entenda como fazer isso na sequência.
Como reconhecer os sintomas de uso de maconha?
Os sintomas físicos de consumo de maconha são semelhantes, independentemente de se tratar de uma qualidade índica (rica em CBD e com efeito relaxante) ou sativa (rica em THC e com efeito psicoativo). Dentre os sinais, estão:
- Alegria repentina e risos difíceis de controlar
- Comportamento desinibido
- Olhos vermelhos e semiabertos
- Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial
- Maior sensibilidade dos 5 sentidos
- Sede intensa
- Excesso de apetite (chamado pelos usuários como “larica”)
- Sonolência
- Descoordenação motora
- Lentidão para responder questionamentos
- Esquecimentos no meio da fala ou de algo que acabou de ocorrer
- Dificuldade para manter uma única linha de raciocínio
- Redução na percepção do tempo e do espaço
- Concentração e foco em um determinado estímulo por bastante tempo (especialmente artísticos, tais como músicas, pinturas, vídeos, etc)
- Aumento do desejo sexual
Além disso tudo, fique atento se a pessoa apresenta desinteresse em atividades que gostava antes e se houve uma mudança brusca nos hábitos financeiros, pois para comprar maconha de boa qualidade os valores envolvidos podem ser altos.
Sinais de que uma pessoa fuma maconha escondido
Os usuários de maconha podem passar anos sem serem descobertos. Especialmente porque a substância não tem um poder viciante tão alto como o de outras drogas e não causa fissura ou crises de abstinência.
Contudo, além dos sintomas já mencionados no tópico anterior, há mais 2 elementos estratégicos dos quais é difícil um maconheiro se desvencilhar: o odor característico da erva e os materiais necessários para fazer o consumo.
Por isso, procure se aproximar e sentir o cheiro das roupas, dos cabelos e das mãos da pessoa. O odor é semelhante ao de almíscar, de patchouli e de ervas frescas.
Também procure por acessórios relacionados à utilização de cannabis, dentre eles:
- Papel para cigarro ou folhinhas de papel de seda
- Cachimbos de madeira ou vidro
- Bongs (uma espécie de garrafa de acrílico ou vidro com uma estrutura em que a fumaça passa por uma cavidade com água para ser filtrada antes de ser inalada);
- Vaporizadores (semelhantes a cigarros eletrônicos)
- Dichavadores de tabaco
- Boladores de fumo
Caso identifique que uma pessoa próxima está fumando maconha escondido, não entre em pânico. Fale calmamente sobre o assunto e busque saber os motivos que levaram ela a fazer uso da substância. Somente assim o usuário estará mais aberto a abandonar o hábito.
Fonte: www.projetobrasilsemdrogas.com.br