MENU

07/09/2020 às 12h53min - Atualizada em 07/09/2020 às 12h53min

Casa de recuperação para dependentes químicos

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


Um incontável número de pessoas hoje no Brasil lida com o problema da dependência química, seja de forma direta como alguém que acabou se tornando um dependente químico, seja de forma indireta por ser familiar ou parente próximo de alguém que está nessa condição.

A maioria esmagadora das famílias simplesmente não está preparada para lidar com esse tema, em primeiro lugar porque é um tabu, e em segundo lugar porque se trata de uma questão extremamente complexa, que exige o acompanhamento de profissionais da área da saúde para que seja enfrentada.

É pela falta deste entendimento que muitas famílias têm perdido a luta contra a dependência, por entenderem que podem lidar com a situação sem a ajuda profissional. É por isso que vamos falar neste artigo sobre o que é e como funciona uma casa de recuperação para dependentes químicos.

 

O que é uma casa de recuperação para dependentes químicos?

Trata-se de uma ambiente que acolhe pessoas que estão enfrentando problemas de dependência química. Estas casas reúnem equipes multiprofissionais, ou seja, de várias áreas médicas, de saúde mental, física e também de outras áreas como assistência social e logística administrativa.

Quais são os tipos de internação que podem ser feitos nestas casas?

Existem três tipos de internação. A primeira é a voluntária, quando o dependente reconhece seu estado e concorda com ela. O segundo tipo é a involuntária, que acontece nos casos em que o paciente não deseja ser internado e a solicitação é feita por um familiar ou representante legal. O terceiro caso é o da internação compulsória, que é aquela que acontece por decisão de um juiz. Este último caso acontece muitas vezes em casos de crime cometido sob estado de vício, onde o juiz identifica que o indivíduo está em um nível de dependência que torna ele um perigo para si mesmo e para outras pessoas.

Quais serviços são oferecidos por estas casas ?

casa de recuperação para dependentes químicos oferece diversos tipos de serviço a partir do momento em que a pessoa é acolhida, desde avaliações e exames médicos até experiências de convívio com outros dependentes, espaços de diálogo, prática de esportes, jogos, palestras e outras atividades.

A internação é sempre 24h por dia durante 7 dias da semanas?

Não. Em alguns casos a equipe da casa de recuperação avalia que não é necessária uma internação integral. Muitas delas oferecem serviços parciais, onde geralmente o paciente fica a manhã e tarde na casa de recuperação e à noite volta para a casa da família.

O que deve haver em uma casa de recuperação?

A primeira coisa, que é primordial, é uma equipe multidisciplinar. Uma casa de recuperação que faça um trabalho confiável precisa ter médicos psiquiatras, psicólogos, psicanalistas, enfermeiros, cuidadores. Além disso é necessário uma estrutura mínima com quartos, no caso de uma clínica que ofereça internação integral, além de equipes que revezem em todos os períodos e outros detalhes administrativos e estruturais.

Como saber se uma casa de recuperação e de confiança

Muitas pessoas têm muita dificuldade em deixar um familiar para ser tratado em uma casa de recuperação. É necessário averiguar a reputação daquele local antes de contratar o serviço. Procure por avaliações na internet ou verifique se você não conhece alguém que já tenha contratado os serviços daquela instituição.

 

Casas de recuperação para dependentes químicos podem fazer processo de desintoxicação?

Em muitos casos o nível de dependência é tão grande que o paciente precisa passar por um processo de desintoxicação, algo que pode ser muito difícil para o dependente e para sua família, mas que muitas vezes é necessário não só para acelerar a recuperação, mas muitas vezes para que ela possa entrar de fato no tratamento.

Esse processo consiste em promover uma abstinência total daquela droga ao ponto que não haja mais vestígio dela no organismo. O tempo de desintoxicação varia a depender do nível de dependência do ex-usuário. Vale ressaltar que é quase impossível um processo satisfatório d desintoxicação sem acompanhamento médico, é por isso que as casas de recuperação oferecem.

É possível se libertar totalmente do vício?

Sim. Por mais difícil que possa parecer existem muitos casos de pessoas que foram internadas, passaram por difíceis processos de desintoxicação e foram totalmente tratadas da dependência.

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?