MENU

07/09/2020 às 12h59min - Atualizada em 07/09/2020 às 12h59min

A influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


Muitas pessoas não fazem ideia do tamanho que a influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos pode assumir em um tratamento. Essa tem sido mais uma arma que mostra verdadeira efetividade na luta contra o mal das drogas. É importante ressaltar que este artigo não tem o objetivo de defender algum tipo específico de fé, mas apenas evidenciar os pontos positivos que a espiritualidade pode trazer para quem está enfrentando a luta contra a dependência química. Veja quais áreas podem ser influenciadas:

Qual é a diferença entre a espiritualidade e a religião?

A espiritualidade consiste na crença de forma mais geral e abrangente que a maioria das pessoas possui, enquanto que a religião é uma forma particular de se expressar a espiritualidade. Por exemplo: crer de forma mais abrangente na existência de um Ser supremo é espiritualidade, ser judeu ou cristão é exercer essa espiritualidade através de uma religião.

Aumenta o otimismo

A luta contra a dependência química é muito exaustiva. Muitas vezes o paciente é submetido a diversos processos médicos, exames, consultas, sessões de terapia, processos de desintoxicação que ao mesmo tempo que o deixam agressivo podem muitas vezes contribuir para o desânimo e até a depressão. A espiritualidade vem ajudar trazendo um motivo para se ter otimismo de que aquela é só uma fase e que logo as coisas irão retornar á normalidade.

Ajuda a tratar de conflitos internos

A pessoa que está lutando contra o vício e a dependência muitas vezes precisa encontrar forças em sua crença para lidar com questões internas. Muitas vezes o dependente se culpa ou culpa as pessoas ao seu redor por aquela situação tão difícil ter acontecido em sua vida. A espiritualidade e a religião de forma geral ajudarão o paciente a perceber suas limitações e as limitações de sua família e amigos, pacificando esses conflitos e essa culpa interior e trazendo mais maturidade na forma de encarar essa questão.

Ajuda a combater a ansiedade

Outro aspecto que deixa claro a influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos é que ela ajuda a controlar a ansiedade, a qual acontece tanto pela abstinência da droga como por outros fatores como a quebra da rotina, tristeza e depressão, entre outros. Este é um fator muito importante, porque a ansiedade pode realmente atrapalhar o tratamento de uma pessoa que está se recuperando da dependência.

Auxilia também os familiares do dependente

Uma outra coisa excelente da espiritualidade no combate à dependência química é que ela pode ser também uma ferramenta para auxiliar os familiares da pessoa que está lutando contra a dependência. Pais, maridos, esposas, irmãos, parentes e amigos mais próximos podem sofrer muito quando lidam com uma situação de dependência de alguém querido. A fé pode ser fundamental para fortalecer essas pessoas, o que indiretamente também ajuda o dependente, que costuma se sentir um fardo para as pessoas mais próximas de si.

Ajuda no controle das emoções

A espiritualidade de forma geral ajuda a pessoa a perceber e dominar suas emoções a partir de uma concepção moral (falaremos mais sobre isso no tópico posterior). Assim sendo, a pessoa que tem algum tipo de fé pode ser ajudada por esse ambiente de crença a identificar pontos em si mesmo que fazem com que ele se desequilibre e procure extravasar essa situação no consumo de alguma droga.

Ajuda a criar uma bússola moral

Para quem está m uma situação de dependência às vezes pode ser muito difícil discernir o que chamamos de “bem e mal”. Muitas pessoas chegam em um estágio de dependência tão avançado que tirariam até a vida de pessoas que amam por causa da droga. Assim sendo, a espiritualidade ajuda a ir aos poucos resgatando essa bússola moral, esse senso do que é cero e errado que talvez tenha se perdido com a dureza do vício.

Embora tenhamos defendido a influência da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos por meio de vários argumentos, é importante lembrar que nenhuma das questões aqui tratadas significa que o dependente químico pode ser restabelecido à sua vida normal apenas com um acompanhamento espiritual. Trata-se de mais uma ferramenta que não exclui o acompanhamento médico e psicológico que é indispensável na recuperação de um dependente químico.

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?