MENU

07/09/2020 às 13h09min - Atualizada em 07/09/2020 às 13h09min

A atuação do psicólogo em clínica de reabilitação

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


Sim, é bem provável que muitos se perguntem qual é a atuação do psicólogo em uma clínica de reabilitação, e na verdade, entender a função de cada profissional da equipe médica deve ser essencial.

Isso porque grande parte dos familiares que internam as pessoas que estão na dependência, não sabem exatamente quais são os médicos responsáveis por ajudar nesse tratamento. Lembrando que a equipe em si deve ser multidisciplinar, para que todos os âmbitos sejam atendidos.

 

Como atua o psicólogo em uma clínica de reabilitação?

 

Como atua o psicólogo em uma clínica de reabilitação? Essa é a pergunta que algumas pessoas fazem, devemos compreender que os psicólogos são frequentemente presentes nos tratamentos para transtornos mentais.

Na verdade, para que um tratamento de recuperação seja válido, o mesmo deve ser dado de acordo com o perfil da pessoa, isso porque as drogas são substâncias plenamente capazes de causar mudanças na consciência e nos estados emocionais daqueles que usam.

É preciso destacar ainda, que as alterações acabam variando de pessoa para pessoa, e as mesmas dependem ainda de qual foi a droga escolhida e de qual é a frequência de uso do dependente.

Ademais, sabemos que os prejuízos que são provocados pela intoxicação podem sim trazer riscos mais duradouros e alguns são reversíveis.

Desta forma, para entender qual é a atuação do psicólogo em uma clínica de reabilitação, saiba que o mesmo é responsável por fazer uma avaliação do histórico familiar desse paciente, sendo que o mesmo faz as entrevistas iniciais e os testes psicológicos.

Logo depois, então o diagnóstico é feito, para dar início ao tratamento mais adequado, o psicólogo ainda observa a evolução desse paciente, isso se dá por meio de abordagem terapêutica, ainda ajuda com as estratégias de prevenção de recaídas.

Precisamos saber ainda, que o mais importante para o sucesso do tratamento, diz respeito à disposição e a motivação do paciente, ademais, o apoio familiar acaba sendo essencial no momento do tratamento.

Ao aliar todos esses fatores juntos, as probabilidades de mudança de comportamento acabam sendo bem maiores, lembrando que o psicólogo ainda fornece bastante apoio e informações adicionais sobre o tratamento para a família

As informações dos pacientes são respeitadas sempre, e o mesmo é apresentado diretamente aos grupos de autoajuda, ou ainda sobre os 12 passos do AA. Sempre lembrando que após o período de desintoxicação é considerado ainda o tratamento da comorbidade, levando em conta essa fase inicial da recuperação.

A importância de um atendimento especializado

Muitas vezes, a única chance que o adicto possui é de se recuperar em um centro de reabilitação, sendo que o mesmo deve seguir o tratamento terapêutico mesmo quando essas mudanças de fato são conquistadas.

Ademais, os tratamentos envolvem ainda técnicas psicossociais, elas servem para aumentar a motivação, podendo então voltar a ter uma vida social e até mesmo familiar, recuperadas e sempre se prevenindo em relação a recaídas.

Dessa forma, é possível reconhecer tranquilamente qual é a importância e como atua o psicólogo em uma clínica de reabilitação, sempre lembrando que todos os profissionais que fazem parte da equipe servem para ajudar ao paciente a recuperar uma parte de sua vida.

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?