MENU

07/09/2020 às 13h33min - Atualizada em 07/09/2020 às 13h33min

A família no tratamento da dependência química

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


dependência química é um fenômeno que tem sido cada vez mais discutido, divulgado, por ter um aumento grande. Se tornou um problema grave de saúde pública e social na sociedade. Com um crescente número de dependentes, a família no tratamento da dependência química tem um papel muito importante.

Classificada como um conjunto de sintomas comportamentais, cognitivos e fisiológicos, conforme a Organização Mundial de Saúde, esses sinais são apresentados após o uso de uma substância psicoativa, como álcool, fumo, cocaína. Com diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento, o tratamento precisa abranger todos.

Como é uma doença crônica e com diversos fatores que contribuem para a dependência, como fatores genéticos, ambientais, psicossociais. Para o dependente, ele recebe uma fonte de prazer, utilizado muitas vezes para esquecer os problemas da vida.

Importância da família no tratamento

família no tratamento da dependência química tem um papel muito importante. A família costuma ser a primeira a sentir as principais consequências negativas do uso da droga. Ela pode ser considerada até mesmo uma doença família, visto que afeta diretamente todos os membros.

A droga faz com que a vida do dependente encurte, além de prejudicar a sua qualidade de vida, o que pode trazer resultados prejudiciais para os membros da família.

A família quer apenas cuidar e proteger, tentando promover uma melhor qualidade de vida aos familiares. Normalmente, é a primeira a encorajar o dependente a procurar por ajuda. Muitas vezes, o dependente tem dificuldade em entender que a família apenas quer o seu bem, mesmo que tomem uma decisão mais incisiva com a internação.

O papel da família no tratamento da dependência química tem sido cada vez maior, pois podem desempenhar um grande fator no controle do abuso da substância. Tem uma prevenção e influência notória na busca por um tratamento, o que vai ajudar a reduzir os efeitos negativos.

Os familiares são muito importantes também no processo de tratamento, precisando aprender a lidar com as situações estressantes que podem vir. Também devem evitar os comentários críticos ao paciente, evitando se tornar muito protetores, pois é um dos fatores que pode levar as recaídas.

Como a família pode procurar ajuda?

Ao conhecer a doença e já apresentando um diagnóstico, a família vai ser um dos principais aliados na ajuda, junto com o tratamento em uma clínica de recuperação com profissionais especializados. É importante que a família se disponha a ajudar o familiar a se recuperar.

Mesmo que não seja possível compreender a situação que o paciente está passando, a família no tratamento da dependência química deve fazer o possível para dar apoio, compreensão, dedicação e carinho. Mesmo que em muitas vezes, as relações já tenham sido prejudicadas com o consumo abusivo da droga.

Clínica Grupo de Recuperação oferece mais uma mão para levar ajuda aos dependentes químicos. Contando com uma equipe especializada e um espaço adequado, o paciente é recebido com muito carinho e respeito, recebendo um tratamento que se estende também aos familiares.

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?