MENU

07/09/2020 às 13h36min - Atualizada em 07/09/2020 às 13h36min

Como ajudar uma pessoa com dependência química

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


O uso de alguma substância química começa de maneira casual, por isso, no começo, o dependente tem dificuldade em entender os prejuízos que a droga pode trazer. Com o tempo, a família tem dificuldade em entender como ajudar uma pessoa com dependência química.

Há diversos tipos de substâncias que são utilizadas e a frequência costuma aumentar com todas, o que vai causar a dependência química. Muitas vezes, o uso da droga está relacionado com a busca por prazer, fugir dos problemas, entre outros motivos.

Nesse processo de mudanças, de movimento, é muito importante que o dependente seja ajudado. O primeiro passo deveria ser ele compreender que está passando por um momento delicado, tendo a vontade de abandonar os seus vícios. Até então, tomar a decisão de que vai transformar a sua vida com o tratamento. Saiba como ajudar:

Empatia

Escutar o dependente químico de maneira reflexiva, procurando acolher e compreender o seu ponto de vista. Ofereça a sua mão com o objetivo de oferecer auxílio.

Agir dessa maneira não quer dizer que está concordando com a dependência, mas sim que entende, que demonstra empatia pelo outro. É muito importante usar fases como “te entendo”. A pessoa tem que perceber que você está do seu lado, procurando ajudar na recuperação sem julgamentos.

Possibilidades

Uma maneira de como ajudar uma pessoa com dependência química é apresentando outras possibilidades para ele. Pergunte sobre o futuro, onde ele quer chegar, quais seus objetivos e ajude a visualizar em que ponto da sua vida ele está.

Dessa maneira, ele entende como está longe de conseguir alcançar os seus objetivos e que tipo de atitude vai precisar tomar para mudar a sua vida.

Sem confrontos

A dependência química é um assunto muito sensível e para lidar com ele, é necessário entender isso. O confronto, discussões, não contribuem para nada. Normalmente, a pessoa não percebe que está precisando de ajuda, pois já perdeu o controle sobre o uso da substância.

A linha entre ter controle ou não é bastante tênue e depois que se ultrapassa, é uma caminhada complicada para voltar ao ponto saudável. Exige paciência, calma, principalmente amor daqueles que estão na sua volta.

É importante procurar chamar o dependente químico para se questionar sobre os seus vícios. Pergunte o que ele pensa sobre o assunto e se coloque a disposição para ajudar a encontrar um plano para mudar os hábitos.

Entenda a resistência

A resistência em encontrar ajuda é natural e a pessoa não reconhece que está precisando de uma intervenção. Pode ser que ela não vá aceitar o tratamento logo de cara ou ainda tenha uma resposta agressiva ao seu comportamento. Assim, é muito importante ter paciência, compreender e ter calma.

Saber como ajudar uma pessoa com dependência química é importante para conseguir ter uma abordagem mais efetiva no oferecimento do tratamento, esperando que haja aceitação do dependente.

Clínica Grupo de Recuperação conta com um ambiente totalmente acolhedor, com profissionais especializados no tratamento de dependência química.


Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?