MENU

07/09/2020 às 13h55min - Atualizada em 07/09/2020 às 13h55min

Como Lidar Com Usuários De Drogas

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


É um grande desafio saber como lidar com usuários de drogas, pois suas reações podem ser bem diferentes do que tem enquanto estão sóbrias. Como a dependência química faz com que o usuário tenha necessidade de usar a droga o tempo todo, é mais raro encontrar a pessoa em estado de sobriedade.

Muitos familiares acabam enxergando os seus entes queridos perder a batalha para a dependência, sem saber como reagir e o que pode ser feito para melhorar a situação. Para poder refletir sobre o drama dessas pessoas e como o sofrimento dos familiares pode ser amenizado, é importante aprender como lidar com usuários de drogas.

Como conversar com um dependente químico?

Não vai ser possível fazer com que a pessoa pare de usar drogas se ela não quiser mudar. É uma decisão que ninguém pode fazer se a pessoa não está disposta a ser ajudada, por isso, muitos familiares acabam pensando que estão ajudando ao esconder a substância, jogar fora as drogas, porém, siso só deixa a pessoa ainda mais nervosa e pode até ficar violenta. Ela vai arrumar um jeito de obter a droga novamente, por isso, é importante entender que ninguém tem o poder de acabar com o vício de outra pessoa.

É importante não amenizar a situação, deixando o dependente químico entender as consequências da sua dependência. As consequências precisam ser mostradas e isso pode contribuir para que a pessoa tome uma decisão e procure o tratamento. Do mesmo modo, os problemas como dívidas, brigas, não devem ser resolvidos.

Muitas vezes, os familiares acabam encobrindo os comportamentos ruins do usuário de drogas, mas isso só faz prolongar o tempo para que a pessoa procure ajuda. Ele precisa encarar as consequências do seu comportamento e isso não é ser mal, mas sim, é um sinal de proteção.

Ofereça ajuda

É comum que o dependente químico não aceite que precisa de ajuda, pois negam que tem um problema com a droga. Por isso, no lugar de criticar e atacar com palavras agressivas, procure mostrar as evidências do seu comportamento abusivo. Seja amável, mas também saiba ser firme, pois é importante que ele perceba como tem impactado a sua vida.

Ainda é bem importante oferecer ao usuário de drogas a possibilidade de tratamento. Procure um local, como uma clínica de recuperação na sua cidade, que possa ter um atendimento especializado. Mostre o lugar, convide o dependente para fazer uma visita. Ele pode se manter no estado de negação, mas também pode aceitar o tratamento.

Caso ele aceite o tratamento, é a hora de dar todo o apoio. Sele não aceitar, continue mostrando os limites, mas com amor. Você deve ajudar e mostrar os caminhos para uma vida sem as drogas, mas também não pode achar que é responsável pela cura.

Grupo Clínica de Recuperação Reconduzir conta com um espaço em que é oferecido todo o apoio para o dependente químico, cm profissionais de diferentes áreas que trabalham com um atendimento completo. A abordagem também é direcionada aos familiares que precisam receber apoio e aprender como lidar com o usuário de drogas.

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?