Se ver completamente livre de um vício não é uma tarefa fácil. Não é à toa que existem tantos tipos de tratamento para drogados. Hoje vamos conversar sobre alguns deles.
Apesar de cada clínica de recuperação contar com uma abordagem particular, a maioria delas tem fases em comum. Essas etapas e metodologias aplicadas a favor da reabilitação do indivíduo são fundamentais para que ele consiga ser afastado da dependência e reinserido na sociedade.
No entanto, é imprescindível tomar cuidado para que o acompanhamento realizado seja profissional e bem qualificado. Caso contrário, quadros de recaídas podem se tornar frequentes.
A seguir, veremos como se dão os tipos de tratamento para drogados de maneira mais detalhada. Continue acompanhando entenda como obter uma desintoxicação eficaz e duradoura.
O processo completo de desintoxicação de drogas demanda de um acompanhamento médico e ambulatorial. Para tanto, o dependente é internado em um estabelecimento apropriado e, assim, tem mais propensão a ser recuperado pois raramente alguém consegue se livrar do vício sozinho.
Existem dois tipos de desintoxicação mais utilizados. Em um deles são administradas doses gradativamente menores da substância que gerou a dependência até que o organismo não precise mais da droga. No outro, é feito um rompimento mais abrupto no consumo e é preciso lidar com efeitos colaterais intensos que isso gera.
Uma vez realizada a desintoxicação do corpo, é fundamental lidar com as complicações decorrentes da dependência. Por isso, os tipos de tratamento para drogados incluem atividades como:
É justamente nesse tipo de intervenção que o viciado consegue compreender melhor as raízes da sua doença e fazer uso de estratégias para combater os gatilhos que desencadeiam o quadro de abuso daquela substância. Além disso, tem acesso a orientações para levar uma vida saudável longe da dependência.
O planejamento traçado para a fase após a conclusão da desintoxicação e manejo de complicações é tão importante quanto a recuperação propriamente dita. É preciso ter em mente que o tratamento de um dependente é contínuo. Não há cura definitiva, embora a doença possa ser mantida controlada.
Os pacientes precisam estar cientes disso e continuar frequentando terapias e encontros. Esses momentos são essenciais para que ele se reencontre consigo mesmo e com suas limitações, sendo capaz de desenvolver habilidades de auto controle e fortalecendo a auto estima.
A participação da família também se mostra crucial. Afinal de contas, muitos dos fatores que desencadeiam o vício advêm do convívio familiar, de heranças genéticas e de comportamentos que podem ser trabalhados em conjunto.
A nossa clínica é especializada em diferentes tipos de tratamento para drogados. Com o suporte capacitado de um time de especialistas de diversas áreas, o dependente e seus familiares são orientados nesse momento desafiador que é a recuperação de um viciado.
Para conhecer as nossas metodologias e estratégias de ação, entre em contato e agende uma avaliação!
Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br