MENU

01/10/2020 às 07h17min - Atualizada em 01/10/2020 às 07h17min

Remédios usados para combater o vício em drogas

Portal de Recuperação
Portal de Recuperação
Portal de Recuperação
Por causa de situações muito complicadas, famílias tem procurado mais informações tratamentos para dependência química e alcoólica, como, por exemplo, quais são os remédios usados para combater o vício em drogas, tema que iremos tratar neste artigo com os pontos mais importantes sobre o assunto. 

Falar sobre o vício em drogas é tocar em um dos problemas que mais atinge pessoas de todo o mundo. Por mais acesso à educação e informação sobre os males causados pelo vício, diversos fatores psicológicos, químicos ou sociais podem levar alguém ao mundo das drogas, o que deixa não só os dependentes mas também suas famílias em uma situação extremamente delicada. 
 
Lidando com o problema da forma correta
 
Algo muito importante que precisa ser tratado antes de entrar diretamente no tema diz respeito à maneira que se deve lidar com a descoberta de um vício em qualquer tipo de droga em nossa família ou a respeito de alguém conhecido. 
 
Estamos tratando aqui sobre os remédios usados para combater o vício em drogas, mas é muito importante deixar claro que somente um profissional da área médica devidamente habilitado pode receitar medicamentos para alguém nesta situação.
 
Isto por vários motivos. Em primeiro lugar, a medicação não leva em conta apenas o vício, mas a pessoa que fará uso dela. Uma pessoa que não é da área de psiquiatria médica terá dificuldades por que não conhece os princípios ativos do medicamento, não conhece os efeitos colaterais, não sabe se aquele medicamento fará o efeito desejado no organismo do dependente, não sabe se ele reage positivamente a algum dos componentes químicos, ou seja, é algo que não deve ser feito por um leigo(a).
 
Existem remédios naturais para tratar de dependência?
 
Sim, dentro da medicina natural existem diversas opções de tratamento para dependentes químicos, uma das mais utilizadas são os componentes extraídos do girassol mexicano, que são utilizados no tratamento das mais diversas espécies de dependência química. Esse é um dos muitos remédios usados para combater o vício em drogas naturais. 
 
Medicamentos mais comuns para cada tipo de droga
 
Uma coisa muito importante a ser relatada é que os medicamentos que tratam de vício em drogas são usadas apenas para tratar dos sintomas de abstinência da droga, quando eles se tornam insuportáveis para o paciente. Não são todos os casos que se tratam disso, e existem aqueles que tem reações à abstinência, mas em níveis toleráveis, tudo isso deve ser avaliado pelo profissional médico que acompanha o caso.
 
Maconha – Os efeitos abstêmios para um viciado em maconha são semelhantes aos de um fumante. Nesse caso é muito comum o uso de fluoxetina. 
 
Cocaína – A cocaína tem diversas particularidades, no caso de abstinência dessa droga, os medicamentos mais usados são a pergolida e o topiramato, os quais também são usados para tratar viciados em crack, porque este é um derivado da cocaína. 
 
Heroína – Esta é uma droga com um potencial viciante muito alto, o que torna os períodos de abstinência muito difíceis para o paciente. Nesses casos são usados metadona e buprenorfina.

Em nosso Portal de Recuperação- Noticias online de clínicas de recuperação e ajuda a dependentes, você encontra diversas unidades de tratamento não deixe de nos consultar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?