MENU

12/10/2020 às 10h21min - Atualizada em 12/10/2020 às 10h21min

Tratamento de Cocaína: Veja o que realmente funciona

Internação de Viciados

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br/
portalderecuperacao.com.br/


A desintoxicação e tratamento de cocaína não é nada simples. Essa jornada exige inúmeros esforços, não apenas do corpo clínico envolvido no processo como, principalmente, do paciente.

O primeiro passo, e um dos mais difíceis de todos, é reconhecer o vício em cocaína como uma doença. Embora haja um senso comum de que o consumo de drogas é um desvio comportamental ou de caráter, ela precisa ser tratada como realmente é: uma enfermidade.

Porém, é claro que existem outros aspectos que estão envolvidos no seu consumo. Um deles é o fácil acesso aos entorpecentes no Brasil, ainda que eles sejam proibidos por lei.

De acordo com o GDS (Levantamento Global sobre Drogas), comprar cocaína no nosso país é fácil e barato. O preço só não é mais baixo do que na Colômbia, principal exportadora do produto para o mundo.

Isso faz com que, pelos mais diversos motivos, as pessoas acabem sendo ludibriadas pela aura glamurosa que se formou no entorno do consumo da substância. Normalmente relacionada a astros e celebridades, a cocaína é considerada uma droga de gente rica. Mas é encontrada por preços populares.

Esse juízo de valor deturpado é um dos motivadores que colocou a cocaína na posição de segunda droga mais consumida no Brasil. Ela fica somente atrás da maconha nas estatísticas.

 

Tipos de tratamento de cocaína mais eficientes

De acordo com especialistas, o tratamento mais eficaz contra o consumo abusivo de cocaína é a desintoxicação e terapias realizadas de forma multidisciplinar. De preferência, em clínicas de reabilitação especializadas, que já contam com toda uma equipe qualificada para conduzir o processo.

No entanto, mesmo dentro desse tipo de estabelecimento, há diferentes alternativas que podem ser aplicadas. Elas costumam ser combinadas de acordo com as particularidades de cada caso e necessidades do paciente a partir do seu diagnóstico.

Os tipos de tratamento de cocaína mais indicados e que realmente funcionam, são:

 

1. Uso de medicamentos

Hoje em dia, a farmacologia conta com inúmeros medicamentos que podem ser usados em especial na fase de desintoxicação. Eles normalmente são aplicados pelos seguintes motivos:

  • Reproduzir o efeito da droga de maneira segura e em doses cada vez menores para desintoxicar o organismo gradualmente;

  • Combater a fissura pela cocaína e outras substâncias entorpecentes;

  • Causar aversão à droga quando ela é consumida.

Porém, para que o paciente não troque um vício por outro, é imprescindível que o uso desses medicamentos seja prescrito e monitorado pelo médico. Jamais pratique a automedicação, ainda mais em quadros de dependência química.

 

2. Terapia com psiquiatra e psicólogo

As terapias conduzidas por psicólogos e a abordagem clínica do psiquiatra são essenciais no tratamento do vício, que é classificada pela OMS como uma doença mental. Essas são áreas que usam metodologias próprias para munir o paciente de ferramentas úteis no controle do consumo da substância no longo prazo.

 

3. Mudança de comportamentos

Outras abordagens terapêuticas, como as oficinais laborais e ocupacionais, são estratégicas para a mudança de comportamento do viciado. Elas diminuem os riscos de recaída e ajudam a pessoa a mudar o antigo estilo de vida tendo em vista atitudes mais saudáveis.


Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?