MENU

25/08/2020 às 14h34min - Atualizada em 25/08/2020 às 14h34min

Como parar de fumar maconha?

grupocasoto
www.grupocasoto.com.br
grupocasoto.com.br


Um grande escritor já disse que não devemos confiar em quem diz não ter nenhum tipo de vício. O que talvez ele não tinha dimensão é que hoje milhões de pessoas sofrem com o problema de dependência de diversas drogas, sendo uma das mais consumidas a maconha. Estudos apontam que cerca 1,5 milhões de pessoas fazem uso recreativo da droga.

Obviamente que não são todas as pessoas que consomem a droga que são necessariamente viciadas, mas é importante deixar claro que muitas pessoas que iniciaram um consumo considerado moderado passaram a ser totalmente dependentes do vício, prejudicando todas as áreas da sua vida com ele, por isso procuram por informações sobre como parar de fumar maconha. Vamos dar algumas dicas que podem ajudar nesse processo, bem como ajudar sua família para que juntos esse mal possa ser vencido.

O que leva uma pessoa a se tornar viciada em maconha?

Essa pergunta é muito importante, porque não adianta combater os sintomas e não resolver a causa, O que isso quer dizer? Isso significa que, se a pessoa conseguir uma vitória momentânea contra a droga, mas os motivos que a levaram a usar pela primeira vez continuarem se repetindo, as chances de que ela volte mais uma vez para o vício são muito grandes. Por isso é muito importante cuidar das possíveis causas e não só dos sintomas ou consequências, porque o vício em maconha não é uma causa, e sim uma consequência de um destes problemas:

Problemas familiares – Muitos em sua juventude acabam adentrando no mundo das drogas por problemas familiares. Questões traumáticas como abuso, divórcio dos pais, dificuldades de convívio ou a morte de um ente querido são motivos que podem levar alguém ase tornar um dependente.

Problemas nos relacionamentos em geral – Muitas pessoas não lidam bem com o término de um relacionamento amoroso, com problemas na amizade ou questões relacionadas a um ambiente de trabalho muito estressante. Essas coisas podem provoca ansiedade e depressão, levando o indivíduo a encontrar um escape na droga.

Questões genéticas ou hereditárias – Muitos estudiosos da área já deixaram claro que há uma carga genética que pode contribuir para a entrada numa dependência, mas essas questões por si sós não são suficientes. Geralmente elas estão associadas aos outros dois motivos que tratamos aqui. Para entender como parar de fumar maconha você precisa ter em mente essas questões.

O que posso fazer para largar o vício?

Vamos trazer algumas recomendações que podem te ajudar a vencer a droga:

Reconheça o vício e rompa de vez com ele – Em muitas situações, o tratamento que poderia ser iniciado acaba sendo atrapalhado porque tanto o dependente como seus familiares apresentam dificuldades em reconhecer a situação. Além disso, muitas vezes o paciente reconhece seu estado mas procura um tratamento que reduza o consumo de forma gradativa, o que nem sempre funciona e pode ser perigoso porque pode gerar a sensação de que a pessoa está no controle, o que não é o caso.

Evite os gatilhos – A segunda coisa sobre como parar de fumar maconha é se livrar de qualquer coisa que te faça lembrar da maconha, ou seja, os gatilhos. Desde objetos como isqueiros, fósforos, etc. até conteúdos de filmes e séries e amizades que de alguma forma despertem em você a vontade de fumar.

Esteja preparado para as reações do seu corpo – Quando se fala de deixar um vício sempre é bom lembrar que a pessoa que o larga irá enfrentar uma batalha contra o seu corpo, principalmente no que diz respeito à abstinência. Nessa batalha você deve estar preparado pra enfrentar questões como insônia, irritabilidade, ansiedade e outros sintomas desse período de desintoxicação.

Tenha sempre alguém com quem contar – A luta contra o vício se torna menos difícil quando o dependente tem pessoas com quem ele pode contar, sejam familiares ou amigos, não carregue o peso sozinho e tenha pessoas com quem possa conversar sobre o assunto.

Procure ajuda profissional – Essa é uma dica fundamental. Você precisa de ajuda profissional, seja para um eficaz processo de desintoxicação, seja para identificar quais as causas levaram à dependência. O Grupo Casoto conta com uma equipe multidisciplinar experiente e com toda a estrutura física necessária para ajuda-lo(a) a vencer o vício.

Fonte: www.grupocasoto.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?