MENU

05/11/2020 às 00h24min - Atualizada em 05/11/2020 às 00h24min

Resgate Involuntário: Dependentes Químicos e Alcoólatras

Remoção de pacientes

Portal de Recuperação - Fernando
portalderecuperacao.com.br
portalderecuperacao.com.br/


O resgate involuntário de dependentes químicos e alcoólatras é uma das três modalidades de internação possíveis atualmente em clínicas de recuperação. Ela é prevista por lei para o tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos.

Ao contrário da internação voluntária, quando o paciente aceita que precisa de ajuda, e da internação compulsória, quando há uma determinação da justiça para realizar a remoção, o resgate involuntário é solicitado pela família ou por responsáveis legais.

A internação involuntária é considerada um ato médico. Ou seja, essa não é uma decisão tomada única e exclusivamente pela família do paciente. O Ministério Público exige um laudo emitido por um especialista para que o tratamento seja, de fato, permitido.

O profissional de saúde avalia o paciente e os argumentos da família. Com isso, pode emitir um documento que explica o estado como o dependente químico se encontra e toda a falta de discernimento crítico que a droga ou o álcool tem causado a ele.

A premissa básica da demanda pelo resgate involuntário é o risco que o usuário ocasiona para si mesmo ou para terceiros. Ele pode ser ocasionado pelo uso demasiado da substância, pela condição psiquiátrica do paciente ou também pelos sintomas de abstinência.
 

O resgate involuntário é permitido por lei?

Sim, o resgate involuntário de dependentes químicos e alcoólatras é legal. Ele é um ato feito em parceria entre a família, a instituição ou médico responsável pelo tratamento e o Ministério Público.

A lei, que foi recentemente alterada pelo presidente Jair Bolsonaro, é a 11.343/06. Ela prevê o acolhimento de pacientes em comunidades terapêuticas. Essa é uma medida que faz parte da Política Nacional Antidrogas.

A norma prevê, ainda, que as comunidades terapêuticas não isolem o paciente e ofereçam um ambiente residencial que seja propício à desintoxicação e ao desenvolvimento pessoal do dependente. Assim, os comprometimentos à saúde física e psicológicas poderão ser corretamente avaliados e tratados.

Contudo, casos de natureza grave não devem ser mantidos nas comunidades terapêuticas. Nesses casos, é recomendado o encaminhamento para hospitais psiquiátricos.
 

Como acontece o resgate involuntário

Em um primeiro momento, é normal que o drogado resista à internação. Afinal, ele ainda está sob efeito da substância e tem uma negação da necessidade de ajuda.

Porém, observa-se com muita frequência que, à medida que o paciente é desintoxicado e tem uma estabilidade clínica, ele passa a aceitar melhor o tratamento. O quadro de violência costuma ser revertido. A ira contra a família dá espaço para o agradecimento por a mesma ter salvado a sua vida.

Sendo assim, por mais traumática que a remoção involuntária possa parecer em um primeiro momento, ela é um ponte de virada. Esse é o primeiro passo para um recomeço no qual a família tem papel estratégico.

Por isso, é primordial encontrar uma instituição de confiança que ajude a família e o paciente nesse momento difícil, inclusive se responsabilizando pela parte burocrática do resgate e internação involuntária.

Além disso, a equipe que realiza a remoção deve ser qualificada e experiente nesse tipo de atividade. Sempre informe-se a respeito com antecedência.


Portal de Clínicas de Recuperação, busca através de profissionais gabaritados trazer ao leitor matérias explicativas para saber lidar com esta terrível doença que assola todo mundo, onde você também encontrará diversos tipos e unidades de tratamento para fazer uma internação ou buscar apoio profissional.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Podemos Ajudar?