Considerando o contexto epidemiológico decorrente da pandemia do coronavírus e estudos que indicam associação entre tabagismo e desfechos mais graves da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), este espaço reúne materiais criados para orientar e informar as redes estaduais e municipais de controle do tabagismo, parceiros do controle do tabaco e demais interessados nas duas temáticas.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da Covid-19.
Os riscos do tabagismo também estão relacionados ao contágio, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.
O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido), — pode facilitar a transmissão do coronavírus. Há ainda o tabagismo passivo (não fumantes que convivem com fumantes na mesma casa ou em outros ambientes), que aumenta o risco de infecções respiratórias agudas.
Por esses motivos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o INCA e diversos órgãos da saúde, encorajam as pessoas a pararem de fumar para minimizar os riscos associados à pandemia de Covid-19, tanto para os fumantes quanto para as pessoas expostas ao fumo passivo.
Se você é fumante e recebeu o diagnóstico de câncer, é bom conhecer as vantagens de parar de fumar o mais breve possível. Muitas pessoas acreditam que não adianta mais parar de fumar se já estão com câncer, mas não é verdade.
Fumantes que interrompem o tabagismo quando tomam conhecimento da doença experimentam grandes benefícios, a começar por melhorar seu prognóstico e sua qualidade de vida. O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer, e o único sob controle direto do próprio paciente. Com ajuda especializada parar de fumar pode ser mais fácil do que você imagina.
A cessação do tabagismo ao iniciar o tratamento oncológico proporciona:
Se você é paciente do INCA e quiser ajuda para deixar de fumar, basta telefonar para o Centro de Tratamento de Tabagismo do INCA, tendo em mãos seu cartão e número de matrícula na Instituição. Tel.: 32071775.
O tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Parar de fumar pode reduzir risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19.