O papel de cada profissional na recuperação de dependentes químicos tem atuação de suma importância. Um tratamento que conta com uma equipe multidisciplinar apresenta resultados muito mais eficientes e concretos. Além disso, o tratamento se torna mais dinâmico, o que estimula o paciente a continuar o processo.
A equipe multiprofissional irá variar de acordo com a clínica. Existem atualmente diversas especialidades que podem contribuir para o cuidado do dependente químico. Aqui, apresentaremos o papel dos profissionais que são considerados indispensáveis na formação de uma equipe multidisciplinar. As abordagens são diferentes, as terapêuticas se diferenciam, mas todas objetivam o mesmo: a recuperação do dependente.
Dentre o papel de cada profissional na recuperação de dependentes químicos o do médico psiquiatra é fundamental. Este profissional vai agir no controle da medicação no organismo do indivíduo. Ele também vai estudar a atuação da substância química no cérebro e comportamento do sujeito. Além disso, o psiquiatra é o responsável por diagnosticar a doença fornecendo o laudo médico.
O psicólogo ocupa um papel de grande importância na restauração do dependente químico. Ele será responsável por trabalhar a saúde mental do indivíduo atuando nos seus pensamentos e emoções. Dependendo da abordagem psicológica do profissional, ele vai procurar entender as razões, motivos e causas que levaram o sujeito ao uso de drogas. E, a partir disso, vai ajuda-lo a encontrar alternativas para lidar com a situação.
O papel de cada profissional na recuperação de dependentes químicos contribui para o restabelecimento da saúde integral do dependente. O nutricionista é o profissional que vai atuar na alimentação do indivíduo. Fará a anamnese alimentar realizando toda uma reeducação na alimentação. O papel deste profissional é fundamental, pois a droga afeta os hábitos alimentares da pessoa.
Engana-se quem pensa que só o dependente químico é quem sofre. A família também está ao lado sofrendo junto com o indivíduo. Nesta situação, o assistente social será aquele que fará todo o trabalho com a família. O profissional realizará um levantamento da situação socioeconômica familiar e das expectativas da doença e tratamento. Toda a intervenção é pautada no objetivo de prevenção.
No papel de cada profissional na recuperação de dependentes químicos , o educador físico é responsável por planejar as atividades físicas que serão realizadas tanto de forma presencial quanto a distância. Ele fará uma avaliação da realidade de cada um, das características físicas de cada indivíduo e de suas preferências. Assim, o trabalho é pensado de forma individual, baseado na singularidade de cada dependente químico.
O enfermeiro será um auxiliar do médico psiquiatra e atuará de forma mais intensa na psicoeducação do sujeito. Ou seja, o enfermeiro vai ensinar sobre o uso correto de cada medicação. Fará uma investigação de seus hábitos de vida, pessoais e de saúde, fornecendo orientações sobre a sua doença dentro das consultas de enfermagem.