MENU

07/09/2020 às 12h40min - Atualizada em 07/09/2020 às 12h40min

O tratamento da família na dependência química

Grupo Clinica de Recuperação - Fernando
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/


Aqui neste artigo iremos falar não sobre o tratamento do dependente químico, mas como os familiares precisam cuidar de sua própria saúde, pois isso é muito importante para que todos saiam bem no final, tiraremos então algumas dúvidas sobre o tratamento da família na dependência química.

O problema com as drogas já é uma dura realidade que os brasileiros têm enfrentado já há muito tempo. O que muitos não percebem é que, assim como essa batalha é extremamente difícil para os dependentes químicos, também é uma luta que exige muito de suas famílias.

Você deve conhecer alguém que precisou enfrentar uma situação de alcoolismo ou vício em algum outro tipo de droga na família, é muito difícil processar essa situação, principalmente quando se trata de um parente próximo como um filho, pai ou irmão.

Milhões de pessoas têm travado essa batalha no Brasil.

Como o familiar deve lidar com a situação quando a descobre?

Muitas pessoas ficam realmente sem chão quando descobrem que alguém em sua família está sofrendo com o mal da dependência química. Na maioria das vezes, principalmente quando se trata de filhos, a primeira reação é se culpar, achando que aquela situação está acontecendo por algum erro na educação, quando na verdade não é bem assim.

Existem vários fatores que podem nem estar ligados à família em si, como predisposição genética à dependência, situações de estresse ou traumas externos à família que levaram o indivíduo a entrar no caminho tenebroso das drogas. Além disso, mesmo que o ambiente familiar tenha contribuído para o surgimento da doença, agora não é o momento de se culpar ninguém, mas sim de unir as forças em prol do indivíduo.

Converse sobre isso com mais alguém

É muito importante que você não carregue isso sozinho. Converse com alguém de confiança sobre o assunto. Se você conhece alguém que já passou por esse problema procure-o(a) e fale sobre sua situação. Você pode receber conselhos maravilhosos, indicação de profissionais de confiança e de instituições sérias que podem ajudar tanto o dependente quanto sua família.

Sejam sempre transparentes e francos uns com os outros

Uma das primeiras coisas que pode acontecer quando surge um caso de dependência na família é um clima de desconfiança entre o dependente e seus pais, irmãos e parentes mais próximos. Ele sabe que todos já sabem de sua situação, mesmo quando ele mesmo ainda não a reconheceu, por isso pode entrar em um estado defensivo que o leve a pensar que não deve confiar em ninguém. Por motivos diferentes os parentes também não confiam no dependente e isso pode criar um ambiente que nem ajuda na recuperação do paciente nem contribui para a saúde emocional da família como um todo.

Procure profissionais par cuidar de sua própria saúde

Lidar com uma situação de dependência química na família pode ser avassalador para o lado psicológico de qualquer pessoa, por isso é importante que, na medida do possível, os familiares que lidam diariamente com o dependente químico possam contar com sessões de terapia. Há muitos estudos evidenciando problemas como desânimo, ansiedade e depressão em pessoas que cuidam de dependentes químicos em suas próprias famílias

Frequente um grupo de apoio para familiares de dependentes químicos

Tanto em casas e centros de recuperação quanto em clínicas de reabilitação existem capelanias e grupos de apoio tanto para dependentes quanto para suas famílias. Nesses grupos os familiares poderão falar sobre suas lutas e conhecer histórias de outras pessoas que estão um pouco à frente na luta pelo retorno à normalidade. Estar em um desses grupos pode ser uma forma de ajudar a lidar com a mesma questão.

Seja otimista quanto à recuperação

É muito importante ter uma atitude otimista em relação à recuperação do seu filho, irmão, pai ou mãe. Muitas pessoas se deixam levar por uma onda de pessimismo. É muito importante manter a convicção de que este é um momento difícil mas que, com as atitudes corretas essa situação será vencida, o que também irá ajudar o dependente.

Divida essa questão com outros familiares

Estamos falando de um momento que exige a atenção e o esforço do máximo de pessoas possível. Então a família deve se unir em prol da recuperação do dependente químico, seja financeiramente ou através de outras formas.

Fonte: www.grupoclinicaderecuperacao.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
8.3%
91.7%
Podemos Ajudar?