Qual preço de algumas clínicas de reabilitação? Não existe um preço fixo para internação de um alcoólatra. O valor para um tratamento de dependência química e alcoolismo varia bastante e depende de uma série de fatores.
Por exemplo: se o tratamento será interno, externo ou parcial; se a instituição possui acomodações e uma estrutura diferenciada; se possui terapia junto a desintoxicação, como é o caso do Guia de Clínicas de Recuperação.
Em alguns programas de baixo custo, a clínica pode cobrar apenas R$ 600,00 por mês. Já em instituições de luxo ou alto padrão os preços podem chegar até R$ 12.000 por mês! Viu a diferença?
Se o preço for muito baixo, é bom suspeitar. Pesquise bastante sobre esse tipo de clínica, verifique o histórico e os métodos de tratamento. Normalmente o preço é um indicador do valor técnico e profissional da clínica.
A internação de alcoólatras tem preços justos baseados na grande multidisciplinaridade de seus profissionais, assim como excelente localização e tratamento terapêutico junto com a desintoxicação.
O que pode afetar o preço do tratamento nas clínicas de reabilitação?
Alguns fatores são levados em consideração na hora de calcular o valor cobrado pela instituição.
Mas esta diferença está relacionada a vários fatores que podem deixar o tratamento mais cara ou mais barato. Veja alguns deles:
Dê uma olhada nos quatro principais a seguir:
A localização da clínica de internação de alcoólatras interfere nos custos porque, dependendo da valorização da área locada, as despesas são maiores. Assim como as instalações: se houver cômodos mais amplos e confortáveis, áreas de lazer, piscinas, entre outros, o preço pode aumentar, mas também é possível ser pago o tratamento através de planos de saúde.
Lembrando que hoje contamos com clínicas de reabilitação em todos estados do Brasil, normalmente nossas unidades contam com 3 tipos de internação: Internação Involuntária, Internação Voluntária e a Internação Compulsória.
Internação Voluntária – quando o paciente concorda em ficar internado, devendo assinar um termo de consentimento no ato da admissão.
Internação Involuntária – quando uma terceira pessoa solicita a internação à revelia do paciente, devendo o Ministério Público ser comunicadopelo hospitalno prazo de 72 horas.
Internação Compulsória – contra a vontade do paciente viciado e por determinação da Justiça.
A internação psiquiátrica voluntária ou involuntária só pode ser determinada pelo médico devidamente habilitado e registrado no CRM.
O médico avaliará, dentre outras coisas, se o estado mental do paciente oferece risco a si próprio ou a terceiros, a principal prerrogativa para uma internação involuntária. Um dos problemas é que a avaliação do risco é subjetiva e depende do julgamento do profissional, que muitas vezes colide com a opinião da família.
Os tipos de tratamento fazem uma grande diferença no valor. Por exemplo, os programas de internação costumam custar muito mais do que os programas ambulatoriais porque eles demandam que o paciente viva no local por um extenso período de tempo.
A dependência química e o alcoolismo são comprovadamente doenças. Isso é indiscutível.
Algumas clínicas de recuperação cobram uma taxa a mais pelas atividades fora da programação, então é bom verificar todos esses detalhes antes de fechar o contrato.
Algumas clínicas possuem comodidades especiais para ajudar ainda mais no processo de tratamento, como acupuntura, ioga, massagem, atividades físicas, entre outros. Tudo isso conta na hora de calcular o valor total.
Em instalações de valor mais baixo, os quartos normalmente são compartilhados. Já em instituições mais caras, os cômodos são individuais. Então a decisão fica a seu critério e a sua realidade econômica.
Quanto maior o período do tratamento, maior será o custo. Um programa de internação curto costuma durar de 15 a 30 dias. O intensivo pode variar de 90 dias a 180 dias.
Essa questão costuma ser decidida na sessão inicial de admissão, na qual o médico ou conselheiro indica o tempo ideal para a recuperação.
Desconfie de preços muito baixos! Pois como diz o ditado: o barato pode sair caro.
Reforçando que não está negociando uma mercadoria, mas uma prestação de serviço que irá salvar a vida de uma pessoa amada!
Fonte: www.guiadeclinica.com.br