A busca por internação psiquiátrica no Brasil apresenta algumas configurações que pode ser difícil para família enfrentar. Primeiramente, a busca por internação psiquiátrica pode ser difícil dependendo da vontade do usuário de ser internado ou não. Quanto menos a vontade do indivíduo querer se tratar mais será viável a busca por ajuda de autoridades. Entretanto, outro fator que pode tornar o processo mais difícil ainda é os custos com a internação psiquiátrica que, geralmente ultrapassam dos 600 reais ao mês.
A busca por internação psiquiátrica no Brasil é um processo doloroso para a família e amigos. Isso porque, para alguns tipos de internações, a família terá que se submeter a permissão da justiça brasileira. Além disso, há o fator financeiro que muitas vezes impede de colocar o usuário de drogas em um tratamento digno. Atualmente existem três tipos de internações psiquiátricas no Brasil. Internação voluntária, internação involuntária e internação compulsória.
A internação voluntária se dá quando o indivíduo aceita por livre e espontânea vontade se internar em alguma clínica de reabilitação. Nesse tipo de internação, o usuário assina um termo de consentimento para se submeter a todas as intervenções que serão realizadas na clínica. Se futuramente ele não quiser dar continuidade ao tratamento, ele também pode optar por abandonar a clínica.
A busca por internação psiquiátrica no Brasil pode se complicar quando o assunto é internação involuntária. Isso porque, nesses casos o usuário de drogas não deseja se internar, porém ele está com dificuldades cognitivas que o impedem de gerir suas próprias ações. Com a autonomia prejudicada a família pode solicitar a clínica uma internação involuntária, porém, o pedido é concedido mediante autorização médica.
Em casos de pacientes que estão colocando a sua própria vida em risco e a vida de outras pessoas também, a internação compulsória pode ser solicitada. Nesses casos, a liberação é feita através da justiça mediante declaração de um médico psiquiatra. A internação compulsória pode ser considerada também como uma internação involuntária, sendo que nesta última a liberação é feita pelo médico somente.
A busca por internação psiquiátrica no Brasil deve ser feita de acordo com os objetivos e indicações para o paciente. Geralmente a internação psiquiátrica é indicada em casos onde deseja-se tratar a dependência química, transtornos psicóticos e qualquer outro tipo de transtorno mental, quando nesses casos o paciente está em situação de crise. No caso da dependência química, a internação psiquiátrica é solicitada quando o indivíduo está colocando a sua vida em risco ou a vida de outros.
A internação psiquiátrica pode ser muito benéfica para tratamento de dependência química. Além de servir como tratamento, a internação psiquiátrica pode se configurar em uma medida protetiva. Isso porque, alguns usuários de drogas fazem dívidas em bocas de fumo, por exemplo, e acabam sendo jurados de morte. Estando internado, ele garante a sua própria proteção. Além disso, a internação psiquiátrica também ajuda na reabilitação e reinserção do indivíduo à sociedade.