MENU

15/09/2020 às 23h07min - Atualizada em 15/09/2020 às 23h07min

Tratamento Dependência Química

Clinica Viva Vida - Fernando
https://www.clinicavivavida.com.br/tratamento-dependencia-quimica
https://www.clinicavivavida.com.br/tratamento-dependencia-quimica

A dependência química é classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma doença e um problema social. Embora seja um transtorno psiquiátrico com um diagnóstico relativamente simples, o tratamento é complexo e envolve várias áreas.

De acordo com DENARC, é preciso estar atento à mudança de comportamentos que o dependente químico apresenta. Afinal de contas, a fim de se defender das tentativas de terceiros para controlar do vício ele pode se tornar uma pessoa mais violenta.

Além disso, o organismo é adaptável e tende a manter um aparente equilíbrio. Há momentos em que o usuário parece curado, mas isso só dura até a próxima recaída.

As drogas, incluindo o álcool, são encaradas como fontes de alívio e até mesmo relacionadas à sensação de conforto. Mas elas escodem perigos e consequências individuais e coletivas, pois as demais pessoas em volta do dependente também sofrem com o vício.

Nesse sentido, é fundamental buscar por um diagnóstico completo. É a partir dele que serão traçadas estratégias de tratamento mais efetivas e customizadas de acordo com as demandas de cada paciente.

 

Diagnóstico da dependência química

Os prejuízos gerados pela dependência química são inúmeros e, alguns deles, severos. Eles são, em sua maioria, reversíveis, mas é preciso fazer um tratamento intenso para que haja uma desintoxicação acompanhada de uma mudança de postura do indivíduo.

Para o diagnóstico, são usados critérios científicos e questionários individualizados. Em alguns casos, são solicitados exames também.

Dentre os sintomas que ajudam a identificar a doença, estão:

  • Desejo incontrolável de fazer uso da substância em questão;
  • Aumento da tolerância, ou seja, da necessidade de aumento de dosagem para obter os efeitos esperados;
  • Perda de controle uma vez que é iniciado o consumo do entorpecente;
  • Sintomas de Síndrome de Abstinência quando tenta interromper o uso (sudorese, tremores, ansiedade, dores de cabeça, entre outros).

É preciso estar atento pois a dependência química faz com que o usuário desenvolva um comportamento manipulativo para tentar fazer os demais acreditarem que ele está no controle da situação. Não são incomuns mecanismos de defesa que confundem os familiares e amigos mais próximos.

 

Tratamento e recuperação da dependência química

A partir do momento que é realizado o diagnóstico e traçado o perfil do dependente químico, é possível dar início a uma intervenção para tratá-lo. Contudo, esse processo nem sempre acontece de forma voluntária, muitas vezes sendo necessária uma internação involuntária ou compulsória.

De qualquer maneira, a dependência química só será plenamente tratada se o paciente for recuperado com suporte médico adequado. Esse é um dos momentos mais delicados de sua vida, onde será imprescindível contar com um bom acolhimento, respeito e processos terapêuticos efetivos.

Nossa clínica é equipada e tem toda a infraestrutura que o tratamento exige. Além disso, os nossos profissionais são qualificados e realizam um trabalho em conjunto para que diferentes áreas contribuam com a plena reabilitação do paciente.

Para tirar eventuais dúvidas e conhecer os nossos serviços, entre em contato e agende uma visita. Estamos de braços abertos para ajudar a sua família com toda a discrição e privacidade que o momento exige.

Fonte: https://www.clinicavivavida.com.br/tratamento-dependencia-quimica

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Onde realizar o tratamento de dependentes químicos?

0%
5.0%
95.0%
Podemos Ajudar?